Pplware

Aprenda a configurar o seu router/switch (Parte II)

Ao longo de vários artigos já publicados no Pplware , disponíveis na categoria networking, temos vindo a apresentar algumas funcionalidades e tecnologias que podem estar presentes em routers e switchs. Recentemente foi-nos lançado o desafio de analisar e ensinar os utilizadores, de uma forma genérica, a configurar correctamente  routers/switchs doméstico. Nesse sentido, e usando com base o Routerboard da Mikrotik RB2011LS-IN, vamos produzir e publicar um conjunto de tutoriais que ajudarão certamente os utilizadores a tirar dos seus equipamentos. Como existem várias marcas/modelos de equipamentos, os comentários servirão para partilhar experiencias, configurações e para tirar duvidas.

Depois de no tutorial nº1 termos ensinado a aceder à interface de configuração do equipamento (ver aqui), hoje vamos começar a explorar uma a uma as funcionalidades disponibilizadas.

Umas das primeiras configurações que devemos fazer é acertar a data/hora do equipamento para que, em caso de algum problema, podermos aceder aos logs e verificar  quase tudo o que se passa com o equipamento (ex. utilizador e respectiva data/hora da autenticação na interface gráfica, alterações de configuração, funcionamento de serviços, quando é que uma máquina se ligou ao equipamento, etc).

Configuração data/hora

(No Routerboard da Mikrotik RB2011LS-IN, esta configuração encontrasse dentro do menu System)

Acedendo aos logs, podem agora ver os eventos que foram registados pelo sistema de logging do router. Na imagem seguinte podemos por exemplo ver que no dia 2 de Setembro de 2012 às 21:51, o admin alterou configurações no system time zone.

Alteração de credenciais de acesso

Outra das configurações que devem fazer é alterar de imediato a password que vem de origem com o equipamento. Na Internet existem vários sites (como o routerpasswords), que permitem descobrir facilmente a password que vem de origem.

Normalmente o utilizador necessita apenas de indicar a password antiga e de seguida indicar e confirmar qual a nova password que pretende.

Criação de utilizadores

Caso o equipamento suporte a criação de utilizadores, o utilizador poderá criar um utilizador especifico e, em alguma situações, é possível indicar quais os tipos de privilégios desse utilizadores (full, read, write) assim como definir, qual endereço IP autorizado para aceder à interface gráfica (O endereço 0.0.0.0/0 significa que pode ser qualquer endereço).

Por hoje ficamos por aqui. Nos próximos artigos iremos analisar mais funcionalidades/protocolo presente neste equipamento. Quanto aos nossos leitores, não se esqueçam de deixar nos comentários as vossas duvidas e sugestões.

Exit mobile version