Pplware

Aprenda a configurar o seu router/switch (Parte I)

Ao longo de vários artigos já publicados no Pplware , disponíveis na categoria networking, temos vindo a apresentar algumas funcionalidades e tecnologias que podem estar presentes em routers e switchs. Recentemente foi-nos lançado o desafio de analisar e ensinar os utilizadores, de uma forma genérica, a configurar correctamente  routers/switchs doméstico. Nesse sentido, e usando com base o Routerboard da Mikrotik RB2011LS-IN, vamos produzir e publicar um conjunto de tutoriais que ajudarão certamente os utilizadores a tirar dos seus equipamentos. Como existem várias marcas/modelos de equipamentos, os comentários servirão para partilhar experiencias, configurações e para tirar duvidas.

Como tutorial nº1,  hoje vamos ensinar como poderemos aceder à interface de configuração do equipamento. Actualmente, a maioria dos equipamentos de rede suporta o protocolo DHCP (quer permite atribuir automaticamente a configuração a um equipamento (ex. PC) e disponibiliza também uma interface web para configuração. Por norma, e considerando que estamos ligados por cabo ao equipamento (poderia ser também via wifi se o equipamento suportasse) necessitamos de saber qual o endereço do router/switch (normalmente é o endereço definido no gateway) para que possamos aceder à interface de configuração.

No exemplo seguinte podemos verificar que devemos aceder ao endereço 192.168.88.1 para aceder à interface de configuração do router/switch.

 

Já dentro da interface de configuração do equipamento, são vários os protocolos e funcionalidades disponíveis. No caso do equipamento que estamos a analisar é interessante verificar que, apesar de ser um router/switch doméstico, este oferece suporte a protocolos/funcionalidades presentes na grande parte de equipamentos do segmento profissional, como por exemplo:

Porque é que o router “ofereceu” á nossa máquina o endereço 192.168.88.248?

A configuração atribuída à nossa máquina (que está ligada via cabo ao router/switch) está definida no router, através do protocolo DHCP. O DHCP é um serviço/protocolo de rede com o objectivo de automatizar todo o processo de configuração do protocolo TCP/IP nos diversos equipamentos de uma rede (ex. computadores, dispositivos móveis, impressoras, etc).

Como podem ver na imagem seguinte, a pool criada permite a atribuição de endereços dentro da rede 192.168.88.0 (ou seja do 192.168.88.1 até ao 192.168.88.254, sendo que o 192.168.88.1 foi atribuído ao próprio router/switch).

Por hoje ficamos por aqui. Nos próximos artigos iremos analisar ao pormenor mais uma funcionalidade/protocolo presente neste equipamento. Quanto aos nossos leitores, não se esqueçam de deixar nos comentários as vossas duvidas e sugestões.

Exit mobile version