Pplware

As aplicações do Windows 10 vão passar a ter separadores

Por muito que várias vozes digam o contrário, a Microsoft tem feito um trabalho excecional no Windows 10. Para além de ser um sistema operativo estável, consegue ter novidades de forma recorrente.

Depois de muitos pedidos, mesmo ao longo dos últimos anos, a Microsoft revelou agora uma novidade que deverá chegar em breve. Chama-se Sets e vai trazer separadores às aplicações do Windows 10.


Apesar de não ser algo nativo no Windows, há já vários anos que existem aplicações que dão ao Windows a possibilidade de terem separadores. A maioria centrava-se no explorador de ficheiros, mas outros surgiram que conseguiram ir mais longe.

A Microsoft sempre ignorou este pedido dos utilizadores, mesmo com outros sistemas a abraçar e a desenvolver esta ideia. É por isso uma surpresa a chegada do Sets, a funcionalidade que vai trazer separadores às apps do Windows 10.

Sets: Os separadores chegam ao Windows 10

Tudo se vai centrar numa única janela, de qualquer uma das aplicações Microsoft, onde poderemos abrir os separadores que necessitamos e aí aceder às apps que queremos usar.

O próprio separador vai ter presentes as apps que poderão ser usadas e dará acesso às mesmas, da mesma forma que hoje usamos os atalhos para os sites nos browsers.

A Microsoft fez saber que o Sets vai apenas estar disponível para as Aplicações Universais do Windows. De início para as apps da Microsoft e posteriormente para o resto dos programadores.

Também o acesso ao Sets será feito por fases, mesmo dentro do programa Insiders. Gradualmente e de forma progressiva o Sets chegará a todos deste programa, para o testarem e encontrarem falhas que serão resolvidas.

A ligação do Sets à Timeline

Mas há muitas mais novidades para breve. A Timeline, apresentada e colocada em pausa pela Microsoft, vai finalmente chegar e interligada com o Sets. A ideia é manter uma linha temporal do trabalho dos utilizadores, podendo aceder-lhes rapidamente, dando continuidade ao que estava a fazer noutras máquinas.

A parte de integração com o Sets surgirá quando este for aberto noutro PC, dando ao utilizador a possibilidade de restaurar os separadores abertos e dar continuidade ao trabalho.

Esta poderá bem ser uma das maiores mudanças do Windows nos últimos anos. A possibilidade de termos separadores, de forma indiferenciada, vai acabar por alterar novamente a interface do Windows 10, juntando tudo numa única aplicação. O resultado final ser um Windows mais simples de usar, tal como pretendido.

Não existe ainda uma data para o lançamento destas novidades, mas a chegada do Redstone 4 no próximo ano poderá bem ser a janela temporal que a Microsoft irá definir para a chegada do Sets e da Timeline.

Exit mobile version