As redes wireless fazem hoje parte de muitas casas e escritórios. Permitem a mobilidade dos utilizadores, mas a verdade é que nem sempre conseguimos que o sinal chegue a todo o lado da nossa casa ou escritório. Como possível solução para este problema muito comum, a empresa AzTech enviou-nos o Inovador repetidor WL556E para uma análise.
Depois de termos feito aqui uma breve apresentação do equipamento, hoje apresentamos a nossa análise.
Antes de passar a análise propriamente dita apenas referir expor pontos que me parecem importantes. Como todos sabemos, cada caso é um caso, e quanto falamos em tecnologia wireless, há muitos factores que podem contribuir ou interferir na propagação do sinal rádio.
Como já referimos em muitos artigos sobre redes (ver aqui), a tecnologia wireless funciona normalmente na gama dos 2,4 Ghz, onde funcionam muitos outros dispositivos, e nesse sentido existe a probabilidade de interferência por parte de outros dispositivos. Além disso, objectos de metal, vidros, alguns tipos de pavimentos, etc, devem ser sempre levados em conta, uma vez que são superfícies passíveis de interferências. Para tentarem melhorar o sinal wireless, aconselhamos a lerem as nossas 10 dicas sobre esta questão (ver aqui).
Relativamente ao repetidor Aztech WL556E…
Uma das muitas características que me impressionou neste equipamento, é a simplicidade de configuração. Apesar de estar habituado a equipamentos mais complexos ao nível de configuração, considero que este é um equipamento acessível a qualquer utilizador, mesmo que o utilizador não tenha qualquer conhecimento nesta área.
Configuração do Aztech WL556E como repetidor
A configuração do Aztech WL556E como repetidor pode ser realizada de duas formas:
- via WPS
- via Interface Web
via WPS
Uma vez que o Aztech WL556E suporta WPS e caso o seu router suporte esta funcionalidade, então a configuração é algo muito simples rápida. Para tal basta seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Ligar o Aztech WL556E a uma tomada eléctrica próxima do router e aguardar que este arranque (cerca de 20 segundos)
Passo 2 – Carregar no botão de WPS do seu router durante 2 segundos, e de seguida o botão de WPS do Aztech WL556E durante cerca de 5 segundos. O processo de autenticação e sincronismo demora cerca de 20 segundos.
Passo 3 – A associação do WPS é finalizada quando o LED de WPS do repetidor Aztech WL556E parar de piscar.
Feitos os passos anteriores, podem desligar o Aztech WL556E e posição o mesmo numa localização intermédia entre o seu router e a área onde pretende melhorar a cobertura de sinal.
via Interface Web
Para quem pretender fazer uma configuração via interface Web, deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Devem começar por desactivar a ligação wireless do seu PC ou Portátil
Passo 2 – Ligar o Aztech WL556E a uma tomada eléctrica e de seguida ligar o cabo UTP, que vem incluído com o equipamento, à porta RJ45 (vulgo porta de rede) do equipamento e à porta RJ45 do PC (de referir que a configuração dos parâmetros de rede irá ser feita via DHCP)
Passo 3 – Depois abrimos o browser e colocamos o endereço http://10.0.10.254 e insiram as credenciais:
Nome do utilizador: admin
Palavra-Passe: admin
Passo 4 – Depois carregamos no botão “Config. Rápida”, e das redes apresentadas escolhemos a nossa rede, carregando no botão Ligar
Passo 5 – Depois basta indicar a password de acesso à rede Wi-Fi e clicar sobre o botão Confirmar
Feitos os passos anteriores, podem desligar o Aztech WL556E e posição o mesmo numa localização intermédia entre o seu router e a área onde pretende melhorar a cobertura de sinal.
Análise do Aztech WL556E como repetidor
Para a análise do equipamento referido, decidi criar uma pequena planta do cenário de testes. O espaço onde testei o equipamento tem cerca de 106 m^2 e está dividido da seguinte forma.
Cenário 1 – Repetidor Aztech WL556E posicionado na mesma divisão do router que dá acesso à Internet.
Como podemos ver pelos pela informação seguinte, o sinal repetidor (representado a vermelho – 47 dBm) é mais forte que o sinal do meu router wifi (azul escuro – 47 dBm), estando os dois equipamentos na mesma divisão.
Cenário 2 – Repetidor Aztech WL556E posicionado numa das pontas de uma divisão e utilizador numa posição intermédia (entre o router principal e o Aztech WL556E)
Neste cenário, considerando que existem duas paredes a separar o utilizador do router principal, podemos ver que a qualidade de sinal fornecida pelo nosso repetido (a roxo – 47 dBm), compensa a quase ausência de sinal do router principal (vermelho -80 dBm)
Cenário 3 – Repetidor Aztech WL556E posicionado numa divisão e utilizador posicionado noutra divisão.
Resultados
Neste cenário, o repetidor (amarelo – 51 dbm) mesmo estando localizado numa outra divisão, compensa em muito o sinal que chega do router principal (vermelho – 73 dBm).
Cenário 4 – Repetidor Aztech WL556E e utilizador posicionados na divisão maior do ambiente de testes.
Resultados
Neste cenário, o repetidor (sinal a vermelho – 49 dBm) é quase o dobro quando comparado com o sinal do router principal (sinal azul – 82 dBm).
Conclusões finais
Como podemos verificar, em todos os cenários o repetidor Aztech WL556E oferece melhor quando comparado com o o sinal emitido pelo router principal, mesmo estando ambos na mesma divisão. A nível de estabilidade e velocidade de rede (quando ligado ao repetidor), efectuei vários acessos ao site pplware.com sem qualquer problema, obtendo taxas de transferência idênticas a uma ligação directa ao router principal
O Aztech WL556E demonstrou ser um equipamento robusto, fiável e tal como referido inicialmente, muito simples e rápido de configurar. De referir também que depois de configurado, o repetidor Aztech WL556E passa a emitir a rede com o mesmo nome (SSID) e no mesmo canal, não necessitando assim que nenhum equipamento seja novamente configurado para aceder à rede. Pessoalmente acho que este equipamento está aprovadíssimo!
Nas próximas análises, iremos ensinar como configurar o equipamento como Router, AP e Bridge. Resta-nos saber agora a vosso opinião relativamente à análise, questões e sugestões para as próximas análises.
Artigos relacionados