Depois de termos apresentado em conjunto com a Adobe o seu novo produto, Acrobat X, é hora de experimentarmos o mesmo. A Adobe disponibilizou o Adobe Reader X e com ele todos os novos serviços de partilha que estão disponíveis em Acrobat.com. Este novo produto dá resposta aos novos desafios de comunicação e colaboração entre utilizadores , de uma forma muito mais intuitiva.
Os novos serviços disponíveis, têm como base a cloud, permitindo que os nossos documentos estejam disponíveis a partir de qualquer lugar.
O Adobe Acrobat X trata-se duma ferramenta que de certa forma tenta melhorar o que já existe, e simultaneamente introduzir novas ferramentas e funcionalidades que permitirão aos utilizadores e organizações extrair o máximo proveito dos seus PDFs. Desde a completa integração com ferramentas Office 2010, passando por uma maior integração com o Sharepoint, até à evolução para um potente PDF Portfolio o Acrobat X demonstra estar apto para todo o dia a dia duma companhia.
Tal como foi referido aqui, as grandes alterações que foram feitas, foi ao nível do Layout. Tal como Ana Mesas referiu na apresentação do produto aqui, essa necessidade de repensar o seu Layout foi originária do constante contacto que a Adobe tem com os seus utilizadores. De referir que as mudanças de Layout tornam agora a navegação, leitura, edição ou partilha de PDFs em processos extremamente simples e fluídos que com um esquema de Painéis agrupando cada um deles as suas principais acções, nos permite de forma rápida e prática fazer o que antes era necessário ir à procura aos menus. Torna-se também muito mais simples mudar da simples leitura dum PDF para a edição do mesmo, ou edição duma imagem incorporada, passando de seguida para a partilha no Sharepoint e posterior visualização do feedback de quem o leu.
O serviço Adobe CreatePDF, e tal como o nome indica, é um novo serviço online para a criação simplificada de ficheiros PDF, que permite criar gratuitamente num total de 5 ficheiros para o formato PDF.
Para usufruirmos deste serviço, basta apenas termos um Adobe ID que pode ser criado através da própria aplicação.
Como referido, o Adobe Reader X recorre a serviços online. De forma a podermos enviar facilmente documentos para esses serviços foi implementada a funcionalidade Share Files Using SendNow Online. Este nova funcionalidade permite que o utilizador carregue documentos para os serviços online e faça a gestão dos mesmos. Esta pode ser sem dúvida uma excelente opção quando temos grandes ficheiros para partilhar, e o e-mail deixa de ser alternativa.
No campo da segurança, o Adobe Reader X implementa também algumas novidades através do Protected Mode que garante um nível de segurança na visualização de ficheiros PDF.
O Adobe Reader X dispõe ainda de ferramentas como o Sticky Notes e Highlighter, que permitem incluir facilmente comentários em qualquer ficheiro. Sabe-se também que o Adobe Reader X chegará brevemente aos dispositivos móveis, estando disponível para as plataformas: Android, Windows Phone 7 e Blackberry.
Actualmente o Adobe Reader X apenas está disponível em ingles, françês e alemão e espera-se que a versão em PT chegue em meados de Dezembro. Por agora é altura de testarmos este excelente produto, que certamente conquistará e impressionará muitos utilizadores. Agradecemos o vosso feedback.
Já agora deixo o meu obrigado ao Ricardo pelo alerta da saída do Acrobat X.
Artigos relacionados