O Windows Phone e o Windows 10 Mobile têm um problema que está bem identificado. A falta de aplicações leva a que muitos utilizadores acabem pr não adoptar este sistema operativo como opção para o seu dia-a-dia.
Depois de vários softwares terem anunciado o seu fim na plataforma da Microsoft, é agora a vez do Waze deixar um alerta aos seus utilizadores. Não haverá novas actualizações para o Windows 10 Mobile até que existam mais utilizadores.
Apesar de todos os esforços que a Microsoft tem feito para trazer novas aplicações para o seu sistema operativo móvel, cada vez mais as empresas de software estão a abandonar o Windows Phone e o Windows 10 Mobile.
A mais recente empresa a deixar os seus utilizadores em suspensão é a Waze. O conhecido serviço de trânsito tem presença na totalidade dos sistemas móveis, mas apenas foca a sua atenção no desenvolvimento de novidades nas versões para iOS e para Android, onde tem a maioria dos seus utilizadores.
Quando questionados por um utilizador sobre a possibilidade de existirem novas versões para o Windows Phone, a resposta foi clara e deixou bem patente qual a posição da empresa. Apenas vão existir novas versões quando existirem mais utilizadores.
@eunociti Right now most of our users are on iOS/Android. If/When this changes we’ll be happy to put out more updates for WP.
— waze (@waze) July 7, 2016
Não é estranha a posição da Waze. A base de utilizadores do Windows Phone e Windows 10 Mobile é cada vez menor, o que leva a empresa a deixar para mais tarde os desenvolvimento de novas versões, onde aplica as novidades que vão criando.
Não sendo um abandono total da plataforma da Microsoft, este congelamento do Waze vem deixar os utilizadores mais uma vez sem alternativas e mais distantes do que os restantes sistemas operativos oferecem.
A Microsoft precisa de revitalizar rapidamente o seu sistema operativo móvel para ganhar novos utilizadores e para criar massa crítica para as empresas voltarem a apostar nele e para assim crescer em número de aplicações.