Com a massificação da tecnologia associada às redes wireless, hoje em dia é normal, cada vez que ligamos um PC ou dispositivo móvel em casa, descobrimos que estamos “rodeados” de várias outras redes wireless. Tal situação leva muita das vezes ao congestionamento do canal de comunicação onde o nosso router está a disponibilizar, levando à degradação do sinal e até à existência de quebras do serviço.
Como posso eu saber se a rede wireless do meu vizinho interfere com a minha?
Tal como já referimos em outros artigos, falar em redes wireless é sinónimo falar na norma IEEE 802.11. O IEEE 802.11 é uma especificação standard para as redes sem fios (WLAN, wireless local Area Network) que define um conjunto de protocolos. As normas mais usados actualmente são o:
- 802.11a, que funciona na banda dos 5 Ghz e permite taxas de transferência de rede na ordem dos 54 Mbps;
- 802.11g que funciona na banda dos 2.4 Ghz e permite taxas de transferência de rede na ordem dos 54 Mbps;
- 802.11n que funciona nos 2.4 Ghz e 5 Ghz e permite taxas de transmissão entre os 300 Mbps e 600Mbps;
- 802.11ac que funciona na gama dos 5 Ghz e permite, neste momento, taxas de transmissão na ordem dos 3.6 Gbps;
Canais Wireless
Dependendo da localização geográfica, o número de canais utilizáveis para a frequência dos 2,4 Ghz varia. Por exemplo nos EUA, o número de canais é de 11 enquanto na Europa, com excepção para a França (que apenas usa 4 canais), o número de canais é de 13, e no Japão usam-se os 14 canais.
Isto que dizer que em Portugal, a frequência dos 2,4 Ghz encontra-se “dividida” em 13 canais com um intervalo de 22 Mhz (ex. canal 1 vai de 2401-2423Mhz).
Nota: As canais ideais a serem usados (no caso de termos até 3 pontos de acesso no mesmo espaço) são o 1,6 e 11 porque estes não se sobrepõem (overlapping).
Mas como a rede dos vizinhos pode interferir com a minha?
Um exemplo para se perceber melhor esta questão…imaginem que estão ao ouvir no carro, em movimento, a rádio Limite que emite na frequência dos 89.0 e até vai a tocar Shakira. Num determinado momento, vocês deram conta que outra rádio sobrepôs-se a rádio Limite… ora, isto que dizer que houve uma “interferência”, ou melhor, houve congestionamento do canal.
No mundo do wireless, o cenário é parecido… se vocês têm um ponto de acesso/router wireless a transmitir no canal 6 e o vosso vizinho também tem o ponto de acesso/router wireless dele no canal 6… então existe um congestionamento do canal… isto não quer dizer que as redes wireless não funcionem até porque, ao contrário dos sinais analógicos, no sinais digitais os pacote de dados têm o endereço de origem e destino definidos (ou seja, os dispositivo vão rejeitar todos os pacotes que não lhe sejam dirigidos)… no entanto, a probabilidade de erros de comunicação é mais elevada.
Como posso saber se os canais das redes detectadas?
Uma das ferramentas mais eficazes para populares para verificar várias informações sobre as redes wireless detectadas é o InSSIDer for Home.
O que esta ferramenta faz é única e exclusivamente avaliar o “espaço de comunicação” e informar em que canais (ou seja em que frequência especifica) os equipamentos presentes estão a transmitir.
Como podemos ver pela imagem anterior, a escolha do canal 11 para a rede com o SSID pplware é uma boa opção pois é onde existem menos redes a operar (o software dá-nos a indicação que há 3 redes em overlapping).
Esta aplicação permite-nos saber o:
- SSID (nome da rede)
- Signal (Qualidade do sinal em dB – saber mais aqui)
- Channel (Canal de comunicação)
- Security (tipo de segurança)
- MAc Address (Endereço físico da placa de rede wireless do ponto de acesso/router)
- Max Rate (Ritmo de transmissão)
- 802.11 (standard)
- Network Type (Tipo de rede)
- Vendor (fabricante)
Caso verifiquem que existe um melhor canal para a vossa rede, podem facilmente proceder a essa alteração no vosso ponto de acesso/router wireless.
Espero que este mini tutorial sirva para terem a melhor performance na vossa rede wireless. Não se esqueçam que além dos outros pontos de acesso que emitem redes wireless, existem também outros equipamentos que funcionam na gama dos 2,4 Ghz.