Desde há alguns anos para cá que o Windows deixou de ser apenas um sistema operativo, passando a oferecer um conjunto de ferramentas que são um must have em qualquer sistema. No entanto, por desconhecimento, muita das vezes os utilizadores instalam aplicações de terceiros para ter suporte a determinadas funcionalidades.
Hoje, em vez de sugerirmos aplicações para instalar e “atafulhar” o Windows, vamos mostrar-lhe 5 aplicações que não devem instalar no windows pois estas já lá estão de certa forma presentes, nativamente.
XPS (Um estilo de PDF)
A próxima vez que um Web site lhe indicar “imprima este recibo para os seus registos”, faça-o da forma mais simples, que pode ser pesquisada, e sem papel: grave-o como um documento XPS (Especificação de Papel XML) no PC.
O XPS é um formato concebido para partilhar e arquivar os mais diversos tipos de informação, mantendo sempre a estrutura do documento.
Para guardar em formato XPS basta mandar imprimir para Microsoft XPS Document Writer.
Como referido, o Windows possui suporte nativo para visualização do formato XPS, facilitando assim a trocar de ficheiros deste tipo entre utilizadores do Windows.
De referir que além do XPS, o Windows 8 já traz também um visualizador nativo para PDF.
Hyper-V (ferramenta de virtualização
Quem usa Windows e necessita de virtualizar sistemas operativos é normal instalar o VMWare e/ou o VirtualBox. Mas porque não usar o fantástico Hyper-V da Microsoft? Para activar o Hyper-V gratuitamente no Windows 8, basta que sigam os passos deste tutorial do Pplware – ver aqui.
Mount e gravação de imagens ISO e IMG
Uma das novidades do Windows 8 é o suporte para imagens .iso e .img. Esta era uma das funcionalidades que obrigava sempre à instalação de uma aplicação de terceiros, como por exemplo o WinCDEmu. Além de permitir montar as imagens, é também possível gravar as mesmas em CD/DVD.
Windows Defender- Anti-Malware
O Windows Defender é a ferramenta de protecção que vem com o Windows 8 e inclui todas as ferramentas que fazem parte do Microsoft Security Essentials. Esta ferramenta é simples e eficaz, não sendo assim necessário a instalação de Anti-vírus ou outras ferramentas anti-malware. De referir no entanto que as versões comerciais dos Anti-vírus incluem, por norma, funcionalidades avançadas.
Ferramenta de Backup e Restore
Para quem não sabe, o Windows 8 disponibiliza gratuitamente uma ferramenta ao estilo da Time Machine da Apple. A funcionalidade chama-se File History e permite manter um histórico de versões dos nosso ficheiros. Para activar o File History, basta ir ao Painel de Controle > System and Security.
Depois activar o File History, deverá indicar o dispositivo externo para o qual vamos fazer backup (pode também ser para uma partilha na rede).
Este mecanismo permite que o utilizador faça o backup da informação contida no seu diretório pessoal, de uma uma forma simples e rápida. Além disso, o utilizador poderá excluir pastas e definir quando é que o backup deverá ser feito.
Estas são algumas dicas que consideramos interessantes e que de certa forma permitem manter um sistema mais ”limpo”, sem a necessidade de instalar aplicações de terceiros. Á semelhança de outros artigos, gostaríamos de contar com as vossas dicas para a segunda parte desta rubrica.
Quais as aplicações que abandonaram, por estas já estarem disponíveis no Windows?
Que outras aplicações/funcionalidades destacam no Windows 8?