Pplware

25% dos PCs usam uma versão obsoleta do Internet Explorer

Um dos maiores problemas de segurança no mundo da informática são as máquinas e os softwares que são abandonados sem suporte e sem actualizações.

Um novo estudo veio revelar que actualmente um em cada quatro computadores corre uma versão desactualizada e sem suporte do Internet Explorer.

A nova informação resulta de uma análise que a empresa Duo Trusted fez em mais de 2 milhões de computadores e vem mostrar que 25% dos computadores com Windows tem presente uma versão do Internet Explorer que a Microsoft já descontinuou e que por isso deixou de ter suporte.

Para além disso, este número dispara para o dobro quando o sistema operativo usado é o Windows XP. Nesses casos, as versões usadas são o IE 7 e 8 em metade das máquinas analisadas.

A solução aconselhada para todos esses casos é a utilização de um browser mais moderno, como o Chrome, que tem mecanismos de actualização automáticos e independentes do próprio sistema operativo.

Outro valor que salta à vista no relatório da Dou Trusted está associado ao Flash e ao Java, outros softwares que são conhecidos por terem frequentemente problemas de segurança e novas actualizações para os corrigirem.

Neste caso os números das versões desactualizadas sobe para valores bem mais altos. São 72% das versões do Java e 60% das versões do Flash.

Se as regras mais básicas de segurança podem parecer óbvias, fica claro que não são seguidas e que, em particular nos ambientes empresariais, as máquinas ficam expostas a falhas de segurança e a problemas, apenas por culpa dos utilizadores.

Duo Trusted Access Report

Exit mobile version