Pplware

Agora só tem 10 dias para desistir do Windows 10

Uma das funcionalidades importantes dada aos utilizadores que instalaram o Windows 10 era possibilidade de voltarem ao sistema operativo anterior caso não gostassem dele.

Durante 30 dias era dada a possibilidade de em poucos minutos a versão anterior do Windows ser reposta e o Windows 10 removido. Mas a Microsoft alterou agora essa possibilidade, passando de 30 dias para 10.

Esta funcionalidade foi usada por muitos para testar o Windows 10, tendo a certeza de poderem reverter a qualquer momento caso não ficassem satisfeitos ou se tivessem problemas. Alojado numa pasta Windows.old estava a versão anterior e todas as configurações do utilizador.

Mas a Microsoft avaliou melhor esta opção e reduziu o tempo de retenção desta cópia, passando a dar aos utilizadores apenas 10 dias para decidirem se realmente queriam manter a nova versão. Foi uma mudança que não foi comunicada aos utilizadores e a alteração já aconteceu.

Based on our user research, we noticed most users who choose to go back to a previous version of Windows do it within the first several days. As such, we changed the setting to 10 days to free storage space used by previous copies.

Segundo a Microsoft esta mudança permite ganhar espaço em disco mais cedo, podendo este ganho estar entre os 3 e os 5GB. A avaliação da Microsoft percebeu que esta cópia apenas era usada nos primeiros dias após a migração.

A alteração foi aplicada com a chegada da Actualização de Aniversário, o que significa que para muitos deixará de ser possível reverter esta actualização dentro de dias.

Sendo uma actualização dentro do Windows 10 é pouco provável que os utilizadores queiram reverter para a versão anterior, não tendo por isso muito impacto. É, no entanto, importante o ganho de espaço que acontecerá mais cedo, garantindo aos utilizadores de máquinas com menores capacidades de disco mais espaço num espaço de tempo mais curto.

Esta foi mais uma mudança realizada em silêncio pela Microsoft e que provavelmente lhe trará críticas por parte dos utilizadores. Tem um impacto pequeno dado que veio com a Actualização de Aniversário e que garante muito mais cedo o espaço em disco que a versão anterior do Windows estava a ocupar.

Exit mobile version