É verdade que já ensinámos a desligar por completo o serviço OneDrive no Windows… se não usámos, porque o devemos ter a sobrecarregar o sistema? No entanto, apesar da Microsoft não oferecer muitos GBs, podemos sempre usá-lo para ter um backup da informação mais importante do sistema… mesmo que não seja dos documentos do ambiente de trabalho (onde normalmente colocamos tudo) e das nossas fotografias.
Vamos aprender então como funciona o OneDrive no Windows 10.
O pacote OneDrive Básico oferece apenas 5 GB aos utilizadores, o que pode ser suficiente para ter uma cópia de alguma informação importante. Como sabemos, no passado, a Microsoft cortou no espaço associado ao pacote gratuito, apesar de alguns utilizadores ainda manterem gratuitamente “muitos” GBs.
Como funciona o OneDrive no Windows 10?
O OneDrive está integrado no Windows 10… logo não é preciso instalar nada. Para aceder ao OneDrive basta clicar, com o botão do lado direito do rato, sobre o ícone que se assemelha a uma nuvem, na barra de tarefas. Para começar acedam a Definições.
Como podem ver, é possível saber de imediato quais as pastas a que estamos a fazer backup (pode até ser noutro computador) e quais temos disponíveis no nosso sistema.
No separador Guardar Automaticamente podemos indicar o que pretendemos guardar automaticamente. De referir que podemos guardar automaticamente Fotografias e vídeos e até as capturas de ecrã.
No separador Rede é possível definir limitações na velocidade de carregamento, assim como na velocidade de transferência.
Por fim, no separador Office, podemos indicar que pretendemos usar o OneDrive para que vários utilizadores trabalhem de forma colaborativa usando o Office 2016.
Como aceder aos ficheiros do OneDrive?
O acesso aos ficheiros que estão no OneDrive é muito simples. Voltando a carregar no ícone do OneDrive podemos aceder diretamente ao serviço ou então através do explorador do Windows, onde diz OneDrive.
Sendo este um serviço cloud, é também possível aceder, a partir de qualquer lugar e equipamento, a toda a informação.
E basicamente é isto! Usar o OneDrive é bastante simples, tal como acontece com outros serviços que oferecem armazenamento na cloud, mas neste caso o serviço já se encontra integrado com o Windows. Experimentem e não se esqueçam de ter sempre cópias de segurança da informação mais importante.