A chegada do Windows 10 está programada para acontecer muito em breve. Ontem foi anunciada a data em que os utilizadores vão poder fazer a actualização das suas máquinas para esta nova verão do Windows.
Muito já se sabe sobre as novidades que o Windows 10 vai trazer, mas pouco ou nada se sabe sobre o que se vai perder. E sim, existem funcionalidades e aplicações que vão desaparecer.
Até agora o que se tem falado sobre o Windows 10 tem mostrado as novidades e as melhorias que vão surgir nesta versão. São muitas as novas funções e as novas aplicações que vão estar presentes, sempre na perspectiva de tornar o Windows ainda melhor.
Mas a Microsoft resolveu agora lançar uma nova informação e que dá a conhecer o que os utilizadores vão perder quando realizarem a actualização no dia 29 de Julho.
Eis então a lista de opções/funcionalidades que vão desaparecer ou ser alteradas com o update para o Windows 10:
- Se tiver o Windows 7 Home Premium, Windows 7 Professional, Windows 7 Ultimate, Windows 8 Pro com o Media Center, ou o Windows 8.1 Pro o Media Center ao instalar o Windows 10, o Windows Media Center será removido
- Para assistir a DVDs necessitará de uma aplicação externa
- Os gadgets de desktop do Windows 7 vão ser removidos
- Os utilizadores do Windows 10 Home vão ter as actualizações do Windows Update activas automaticamente. No caso do Windows 10 Pro e Windows 10 Enterprise os utilizadores vão ter a possibilidade de recusar actualizações
- Os jogos Solitaire, Minesweeper e Hearts, que vinham pré-instalados com o Windows 7 vão ser removidos no upgrade. A Microsoft lançou novas versões do Solitaire e do Minesweeper, chamadas “Microsoft Solitaire Collection” e “Microsoft Minesweeper.”
- Se usar uma drive de disketes USB terá de obter e instalar novamente os driver, via Windows Update ou do site do fabricante.
- Se tiver instalado o Windows Live Essentials a aplicação OneDrive será removida e passará a ser usada a aplicação OneDrive nativa do Windows 10.
Existem ainda algumas funcionalidades que vão estar limitadas geograficamente. A Cortana apenas estará disponível para os Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Itália, Alemanha e Espanha.
Também o Windows Hello vai requerer algum hardware especial, nomeadamente uma câmara infra-vermelhos ou um leitor de impressões digitais. Ambos devem suportar a framework Window Biometric.
Por fim algumas aplicações de Antí-Vírus e Anti-Malware vão ser avaliadas durante o processo de actualização. Caso estejam desactualizadas e a assinatura não estiver activa vão ser removidas, mas mantendo as definições. Após o upgrade o Windows vai instalar a versão mais recente e aplicar as definições anteriores. Se não houver uma licença válida, o Windows instalará e activará o Windows Defender.
Algo que vai agradar a muitos é que muitas das aplicações que os fabricantes dos PC instalam vão também ser removidas com o upgrade para o Windows 10.
Via: Especificações para o Windows 10