O Microsoft Project é sem dúvida uma das mais antigas e mais populares ferramentas que permite a gestão e planeamento de projetos, gestão de recursos e custos.
O gestor pode facilmente monitorizar o progresso das atividades e produzir relatórios detalhados. Os modelos incorporados e as ferramentas de agendamento ajudam os gestores de projetos e as equipas a manterem-se produtivos.
Hoje vamos mostrar os primeiros passos para criar e gerir um projeto com o Microsoft Project.
Criar e gerir um projeto com o Microsoft Project não é propriamente uma tarefa difícil. No entanto, para quem trabalha pela primeira vez com esta ferramenta, é fundamental saber por onde começar… e é isso que vamos mostrar hoje neste artigo.
Início do Projeto no Microsoft Project
Para iniciarmos um projeto no Microsoft Project basta ir Ficheiro > Novo. Em seguida escolhemos um projeto em branco ou iniciamos um com base num template. Para este tutorial vamos iniciar um Projecto em Branco.
Em seguida vamos a Ficheiro > Informação e verificamos se as datas associadas ao projeto estão corretas.
Tal operação pode ser realizada acedendo a Projeto > Informações do Projecto. Nessa interface podemos definir a Data de Início do Projeto, Data de conclusão, Data atual, escolher qual o calendário que pretendemos usar (o utilizador pode criar vários calendários, com diferentes restrições), prioridade, entre outros campos.
Acedendo à função Alterar Tempo útil, que se encontra dentro do separador Projeto é possível criar um calendário e definir um conjunto de Exceções, como, por exemplo, indicar um feriado local.
Para indicarmos a carga de horária de trabalho, devemos também indicar as Semanas de Trabalho.
Depois de definidas tais variáveis, é possível verificar no calendário as exceções definidas, saber os dias de descanso, entre outras informações.
Com estes passos temos a nossa primeira parte da gestão do projeto definida, mais concretamente as datas de início e fim do projeto e horário de trabalho.
Num próximo artigo vamos mostrar como podemos definir todos os deliverables (resultados) do projeto assim como as suas atividades.