A Microsoft tem apostado em unificar a experiência de utilização das suas aplicações em PC, tablet e mobile através do Universal Windows Plataform.
Nessa linha, a gigante americana prepara-se agora para lançar uma nova aplicação universal do Skype que deverá estar disponível muito em breve.
O Skype é uma das principais ferramentas de comunicação no Windows 10 (e em outras versões do sistema operativo da Microsoft). Agora a empresa prepara-se para lançar uma aplicação universal do Skype para Windows 10 com algumas novidades e melhorias, além de unificar a experiência entre as aplicações PC e Mobile.
This is why we are introducing the Skype Universal Windows Platform app. We wanted to learn from integration and improve on the current Skype app with new experiences. We’ve simplified the look and feel by removing duplicative and unnecessary menus to prevent confusion between them. The global menus are now in a new, single Settings menu, and you’ll see contextual menus appear in upcoming releases.
Para a primeira versão da aplicação, são esperadas as seguintes opções:
- Entrar com uma conta Microsoft e associar um Skype ID
- Mostrar e alterar o estado
- Ver a lista dos contactos existentes
- Iniciar uma conversa com qualquer pessoa na lista de contactos
- Ver que a outra pessoa está a escrever
- Fazer Logout
- Fazer chamadas de voz e videochamadas individuais e mandar mensagens
- Personalizar a experiência com emoticons e emojis
- Enviar Fotografias
- Ver notificações para chamadas e mensagens fora da aplicação
- Participar em conversas de grupo existentes.
Em futuras actualizações, está planeado adicionar à aplicação as seguintes opções:
- Começar uma conversação com qualquer pessoa, seja ou não um utilizador Skype
- Criar um grupo e enviar mensagens para grupos
- Chamadas de voz e vídeo para grupos
- Partilhar o ecrã, ficheiros e mensagens de vídeo
- Gerir notificações de conversações individuais
- Muitas outras opções
Esta actualização deverá acompanhar uma das próximas Redstone Build para o programa insiders e estará disponível inicialmente para PC, sendo posteriormente lançado para mobile. Na build 2016 (evento Microsoft na próxima semana) deverá haver uma demonstração da nova aplicação.
Segundo o mspoweruser, que teve acesso a esta nova versão, é uma melhoria significativa face à aplicação Messaging + Skype do Windows 10, embora existam algumas arestas por limar, especialmente na aplicação mobile que ainda apresenta alguns problemas de desempenho.
Em resumo…
O que é mais interessante é a Microsoft dar o dito por não dito, quando aqui há uns meses a empresa pensou em “matar” esta versão moderna do Skype. As políticas de decisão alteram-se rapidamente e nem sempre se percebe o argumentário usado quer para desligar… quer para reanimar uma experiência que aparentemente não teve o sucesso que se esperava e que acabou por ser descontinuada, como podemos ler aqui.