A posição da Microsoft sobre o seu sistema operativo móvel é, para a maioria dos utilizadores, ambígua e um pouco estranha. Parece existir um abandonar da plataforma, sempre contrariado pela empresa, e que cada vez mais se vê na falta de novidades.
Há, no entanto, uma mudança na Microsoft, ao abraçar outros sistemas e outras plataformas e isso, segundo a Microsoft, deve-se apenas ao facto da empresa adorar o Windows Phone.
Pode não fazer muito sentido esta afirmação, mas a mesma foi feita por um dos homens fortes da Microsoft e do Windows Phone/Mobile. Segundo Joe Belfiore, a Microsoft tem o seu sistema operativo móvel ainda em boa consideração e aposta nele para o futuro.
Tudo começou com uma provocação feita por um utilizador do Windows Phone, que se queixou da forma como a Microsoft estava a tratar o seu sistema móvel, tendo este funcionalidades únicas e que conseguem ser melhores que a concorrência.
A resposta não demorou a surgir e veio de forma até engraçada. Joe Belfiore revelou que a Microsoft gosta tanto do seu Windows Phone que se está a dedicar em trazer as suas melhores funcionalidades para o Android e para o iOS. Deu como exemplos a Cortana e a ligação ao PC.
We have no hate for WP! In fact, we're trying to bring some of it's benefits (Cortana, PC connection) to our tons of iOS/Android users.
— Joe Belfiore (@joebelfiore) July 26, 2017
Esta mensagem de Joe Belfiore vem reforçar tudo o que se tem visto da integração entre o Windows 10 e o Android. A totalidade destas novidades são na verdade a transposição de funcionalidades que podemos já usar no Windows Phone e Windows 10 Mobile e que assim ficam acessíveis a todos.
Esta é uma estratégia muito inteligente da Microsoft, que assim consegue atingir mais utilizadores e dar-lhes uma experiência do ecossistema Microsoft, mesmo que estes usem um equipamento móvel com outro sistema operativo.
O que se conhece agora é ainda apenas o principio e muito mais vai ser desenvolvido pela Microsoft, para que a Cortana e os seus restantes serviços possam ser usados no Android e no iOS, facilitando a integração depois com o Windows 10 e outros serviços da Microsoft.