Quem pensa e desenha tecnologia às vezes define pormenores que nem nos apercebemos. Um simples teclado é hoje um “objeto” muito comum, mas alguém o teve de pensar e definir o seu layout. Já reparou que as teclas F e J têm um traço por baixo? Saiba qual o objetivo.
Traço por baixo das teclas F e J ajuda a posicionar os dedos…
É provável que os mais atentos já se tenham questionado sobre o facto das teclas F e J terem um traço por baixo. Estas linhas são designadas de linhas de revelo e têm como principal objetivo orientar quem escreve sem olhar para o teclado.
Os dedos indicadores são posicionados nessas teclas, sendo o F usado como referência para posicionar o dedo indicador da mão esquerda, e o J para o indicador da mão direita. As letras F e J sinalizam o meio do teclado e o início de onde os dedos indicadores de cada uma das mãos devem ficar.
De referir que algumas das antigas máquinas de escrever também tinham essas marcas nos seus teclados como referência. Além destas teclas, também a tecla 5, se estiver num keypad, também tem normalmente essa saliência.
Há quem também refira que esses traços abaixo das letras “F” e “J” também ajudam bastante as pessoas com deficiência visual, orientando-as em teclados não adaptados.