Se há uns anos era comum existirem bugs em aplicações que afetavam os sistemas operativos, hoje em dia já não é bem assim! No entanto, recentemente foi descoberto um bug no popular Google Chrome que faz “congelar” o Windows 10.
Na prática, tudo acontece quando se tenta abrir um determinado URL no browser.
O Google Chrome é o browser mais popular no universo da Internet, destacando-se pela sua integração perfeita com todos os serviços Google, pela sua segurança, rapidez e funcionalidades. No entanto, é também sabido que este browser consome bastante memória tornando os computadores ligeiramente mais lentos.
Agora foi descoberto um bug neste browser que funciona como um esquema para levar os utilizadores a procurar suporte técnico. Uma vez explorado (tal bug), o Google Chrome passa a usar 100% da memória do disco.
O bug explora código JavaScript e cria um loop, tornando impossível fechar o separador dessa página ou até o próprio browser. A única forma de se livrar desse cenário é “matar” o processo manualmente pressionando CTRL + ALT + Delete e depois ir ao Gestor de Tarefas, procurar o processo e matar o mesmo. Alguns utilizadores afetados revelaram que tiveram de reiniciar o PC.
Este esquema só funciona quando os utilizadores do Chrome visitam um URL específico. Após tentarem abrir o link, aparece uma janela com a informação “support.Windows.com says”, que indica que o computador está infetado com um vírus e que pode comprometer as passwords, histórico do browser, informações do cartão de crédito e outros dados sensíveis.
Se, entretanto, o seu PC entrar neste estado após ter aberto um link no Google Chrome, siga os procedimentos que lhe indicámos e não pense logo que o seu PC está com problemas graves ao nível do disco ou memória RAM.