Pplware

ZoneMinder – Plataforma gratuita para Vídeo vigilância

Disponível para Linux, com suporte para o Raspberry PI

Com o aparecimento dos minis-PCs,  as plataformas de Vídeo vigilância ganharam destaque uma vez que podemos implementar um completo serviço de Vídeo vigilância a baixo custo. Há cerca de 4 anos, apresentamos aqui o ZoneMinder – uma plataforma opensource que permite gerir uma ou várias câmaras de vídeo, nos mais diversos cenários.

Uma vez que vamos apresentar uns tutoriais interessantes, nesta área, nos próximos dias, aproveitamos hoje para vos dar a conhecer melhor o ZoneMinder.

O ZoneMinder é uma fantástica plataforma para capturar, analisar, gravar imagens/vídeo e  também gerir os dispositivos responsáveis por essa captura (ex. câmaras de video). Esta plataforma oferece ainda um sistema de detecção de movimento, com gravação de imagens, podendo assim aumentar o segurança do cenário monitorizado, como por exemplo, Vídeo vigilância da nossa casa, do nosso carro.

Tudo o que sejam eventos, estes são representados numa timeline, dando assim ao utilizador uma visão geral de todo o sistema.

Ainda relativamente ao eventos, estes podem ser representados também através de thumbnails.

Para visualização correcta das imagens das câmaras é necessário que o Linux as reconheça devidamente e estejam abrangidas pelo driver UVC (USB Video Class) com V4L (Video for Linux).

Podem consultar aqui uma lista de hardware suportado.

Principais características

O ZoneMinder pode ainda ser integrado em sistema de automação de edifícios, tendo suporte para o protocolo X.10, entre outros.

Como referido, a partir da Interface WEB podemos controlar uma ou várias câmaras.

Este é sem duvida um projecto muito interessante e simples de implementar. Nos próximos dias vamos ensinar como instalar o mesmo numa máquina com Linux, num Raspberry PI e também ensinar como podem aceder a esta plataforma fora da vossa rede local .


Homepage: ZoneMinder

Exit mobile version