Pplware

Zoho – O Office Online para o Ubuntu

A integração dos nossos Desktops em serviços da “nuvem” (cloud computing), é a cada dia que passa uma realidade. Desta forma, os serviços/aplicações deixam de estar presentes na nossa máquina, passando a estar disponibilizados online (na  “cloud”). Um dos exemplos mais vulgares deste novo paradigma é o Ubuntu One ou mesmo o Google Docs, que nos permitem criar/guardar documentos/informação online.

Hoje apresentamos o Zoho Webservice (um serviço idêntico aos anteriormente referidos) e a integração com o Ubuntu Linux.

O Zoho é uma suite online para criação/edição dos mais diversos tipos de documentos. Há relativamente pouco tempo, Jamie Bennett, programador da Canonical apresentou o Zoho Webservice que é um frontend para o serviço Zoho.

Uma das grandes vantagens do Zoho comparativamente ao Google Docs é a não necessidade do utilizador efectuar algum tipo de autenticação.

Funcionalidades do Zoho Webservice  para o Ubuntu:

Para a próxima versão do Ubuntu (Lucid Lynx), estão previstas novas funcionalidades.

Como instalar no Ubuntu

A instalação do Zoho Webservice é muito simples, sendo apenas necessário abrir o terminal e inserir o seguinte comando:

sudo apt-get install webservice-office-zoho

Após instalado o Zoho, para executar basta ir ao Menu, escolher Office e depois excolher a aplicação pretendida (Zoho Word Processor,Zoho Presentation, Zoho Spreadsheet)

Segue um exemplo do Zoho Webservice Spreadsheet

Webservice Word Processor

Este tipo de serviços são sem duvida uma excelente alternativa às aplicações de Desktop, disponibilizando (neste momento) todas as funcionalidades existentes em outras ferramentas do tipo. Como já referido, o utilizador não necessita de credenciais de acesso sendo o serviço de utilização gratuito.


Homepage: Zoho


Homepage: Zoho WebService

Exit mobile version