Pplware

YUMI – Coloque vários sistemas operativos numa PenUSB

Ao longo de vários artigos, apresentamos algumas aplicações que permitem de forma muito simples colocar qualquer distribuição Linux numa PenUSB (ver aqui). No entanto, uma vez que actualmente as penUSB possuam uma grande capacidade e até são baratas, porque não meter mais do que um sistema operativo?

Uma forma bastante simples de incluir vários sistemas operativos numa PenUSB é usando o YUMI (Your Universal Multiboot Installer).

O YUMI é o sucesso do MultibootISOs e pode ser usado para criar Multiboots em Pens USB/Discos externos USB. Com o YUMI podemos colocar vários sistemas operativos num único dispositivo USB, que a aplicação encarrega-se de criar a interface do boot. Além de sistemas operativos, podemos ainda colocar anti-vírus que funcionem em modo portable, ferramentas para discos rígidos, ferramentas de diagnóstico e muito mais (ver imagem inicial).

Contrariamente ao MultiBootISO, que recorria ao grub para fazer boot directamente dos ISOS, o YUMI usa o syslinux para realizar essa tarefa.

Com criar um sistema multiboot com o YUMI?

O YUMI funciona de modo semelhante ao Universal USB Installer, no entanto, como já referido, permite fazer o multiboot das distribuições Linux. Depois de instalado, o YUMI permite ao utilizador escolher a drive associada à PenUSB e indicar as distribuições que pretende incluir na mesma (o download pode ser automático).

Depois de criar a “pen multiboot”, basta arrancar com a mesma e escolher qual a distribuição pretendida através do boot apresentado. A última versão do YUMI suporta já o Backtrack 5 e o WifiWay.

Para os computadores que já não suportem o arranque via dispositivos USB, podem sempre recorrer ao PLoP Boot Manager.

Artigos relacionados


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: YUMI-0.0.1.3 [840KB]
Homepage: PenDriveLinux

Exit mobile version