Vivemos num mundo dinâmico, em que por vezes é importante ficar online o mais depressa possível. A Asus pensou nisso e foi o fabricante de hardware mais arrojado, tendo implementado em algumas das suas motherboards, um sistema que arranca em segundos.
É agora a vez do parceiro do gigante de Taiwan nos EeePC, a Xandros, de entrar neste mercado, tendo apresentado recentemente o Xandros Presto. Este produto segue o mesmo princípio do Splashtop Instant-on, nas motherboards Asus ou seja, aceda o mais rapidamente às aplicações que usa. Mas será esta a única vantagem?
Ora vejamos algumas de seguida:
- Poupar tempo e vida útil da bateria do seu laptop / netbook, quando o que precisa é, lançar o mais rápido possível, um sistema funcional
- Os seus requisitos modestos, faz com que transforme o seu PC antigo, numa máquina actual e usável
- Forma simples e segura de navegar online
- Faça as suas tarefas normais como ouvir música, ou ver vídeos em qualquer lado
- É baseado em Linux, por isso espere toda a segurança, que este sistema operativo já o habituou.
Certamente se sentirá em casa, pois o Presto traz as aplicações que já não consegue prescindir, tais como o Firefox, Skype, ou OpenOffice. Se estas aplicações não lhe chegarem, tem ainda ao seu dispor o Presto Application Store, onde pode com alguns clicks instalar as suas aplicações favoritas. Neste “App Store” da Xandros, pode descarregar as versões mais recentes de aplicações gratuitas / open source, ou pode comprar aplicações a preços acessíveis.
E a instalação não poderia ser mais simples, dado que o ficheiro que descarrega, é um mero executável de Windows que clicado duas vezes, o guia num wizard e se instala como mera aplicação em Windows. Este mecanismo será certamente familiar aos nossos leitores, que já instalaram o Ubuntu através do Wubi. Quando reiniciar o seu sistema, ser-lhe-á mostrado um menu de arranque, onde pode escolher entre o Presto e o Windows.
Como esta distribuição de Linux, está ainda em fase beta, espere portanto bugs que possam surgir do Presto. A versão final estará acessível a todos os utilizadores com um preço base de 20 dólares (14,64 Euros). É uma quantia simbólica na minha opinião, para todo o valor que este software lhe oferece.