A justificação de muitas produtoras de jogos para PC, para não desenvolverem versões para Linux, é a de que não existe mercado para este sistema operativo. Porém esta assumpção, pode não ser necessariamente a correcta.
Foi talvez com este pensamento, e sem grandes esperanças, que os autores do World of Goo, lançaram recentemente uma versão de Linux. Qual não foi a surpresa, quando verificaram, que assim que foi lançada o jogo para esta plataforma, foram vendidas mais cópias no site nesse dia que em outro dia qualquer. Para se ter uma ideia, o record anterior de vendas do site, foi nesse dia batido em mais 40%.
Quanto a outras estatísticas, nos primeiros dois dias, 12% dos downloads foram relativos ao jogo em formato .rpm (que é usado nas distribuições OpenSuse e Fedora) , 30% no formato tar.gz (o formato de compressão base comum de todas distribuições de linux), e 57% no formato deb (conhecido como sendo o formato do Debian e Ubuntu).
O World of Goo, é um jogo tão invulgar quanto interessante, desenvolvido por dois ex programadores da Electronic Arts, Kyle Gabler e Ron Carmel, que usaram todas as suas poupanças (qualquer coisa como $10,000.00 dólares), para o desenvolvimento deste jogo.
Este jogo, assenta num conceito que alia a física aos jogos de puzzle, criando um ambiente atmosférico inovador. O objectivo do jogo é o de construir de estruturas, semi sólidas à base de bolas “Goo’s”. Ora as restantes bolas desta matéria, que andam soltas, têm que ser guiadas de modo a usarem a estrutura construída até chegarem a um tubo onde serão sugadas. O World of Goo conseguiu com esta fórmula, elogios por parte da “blogosfera”, a atribuição de prémios, e uma boa aceitação da comunidade de jogadores.
Para quem não conhece, está ainda tempo, de experimentar e descarregar a demo, deixo aqui o vídeo de apresentação do jogo:
World of Goo Trailer 2 Director’s Cut by 2dboy . Termino apenas referindo a afirmação dos autores do World of Goo, no site oficial:”Afinal de contas, há mercado para jogos no Linux.”