Pplware

Wallpaper Slideshow no Ubuntu

Assim como no Windows 7 e OSX, o Ubuntu permite slideshow de Wallpapers muito graças ao GNOME 2.28. Há uns tempos atrás, a tarefa de ter wallpapers a passarem de X em X tempo era uma tarefa complexa para um utilizador normal. Actualmente, já são muitas as aplicações gráficas que permitem facilmente configurar este tipo de serviços. Hoje vamos conhecer o CreBS (Create Background Slideshow).

Create Background Slideshow (CreBS)  é uma aplicação desenvolvida em Python/GTK, que permite criar e definir slideshows de wallpapers para o GNOME.

Como instalar no Ubuntu?

Para instalar no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:crebs/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install crebs

Depois de instalado, o CreBS encontra-se em Preferences—>Create Background Slideshow

Basicamente o utilizador apenas tem de adicionar um conjunto de imagens a partir de um determinado directório. Depois pode proceder à organização dos wallpapers, definindo a ordem de apresentação dos mesmos.

Entre as opções disponíveis, o utilizador pode ainda definir o “timming” para cada imagem, bem como o tempo de transição.

Para quem está tentado a experimentar o CreBS, aqui fica um vídeo para verem todas as funcionalidades em acção.

Fiz alguns testes com a aplicação, e de facto funciona bastante bem. É bastante simples de configurar, e para quem não gosta de ter sempre o mesmo wallpaper é uma boa opção.


Homepage: Crebs

Exit mobile version