A forma mais fácil de configurar o WINE
Nos dias de hoje já se encontram muitas aplicações que têm suporte para os mais diversos sistemas operativos. No entanto, para aquelas aplicações que ainda existem apenas para Windows, existem também formas de as correr em outros sistemas operativos, mas especificamente em Linux. Um dos projectos bastante conhecido do mundo Linux que permite correr aplicações Windows em plataformas Linux é o Wine. O Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator), é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows.
Será que existe uma forma fácil de configurar o Wine? Sim, vamos conhecer o Vineyard.
O Vineyard é um conjunto de ferramentas que permite correr facilmente os programas apenas para Windows também em sistemas Linux. Mais especificamente, o Vineyard permite aos utilizadores configurar facilmente o Wine, através de um interface gráfico bastante simples e atractivo.
O Vineyard traz muitas opções para configurações do Wine, nas quais podemos definir qual o Windows a “emular” como por exemplo: Windows 7, Windows Server 2008, Windows Xp, entre outras versões:
Como instalar o Vineyard no Ubunu 10.04 e 10.10?
Acabadinho de ser disponibilizado o PPA , o Vineyard pode ser facilmente instalado através dos seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:cybolic/vineyard-testing
sudo apt-get update
sudo apt-get install
Depois de instalado, o Vineyard fica disponível em System > Preferences > Wine Applications. No caso de não aparecer, pode simplesmente invocar o Vineyard através do comando:
vineyard-preferences
Considerações finais
Depois de ter analisado o vineyard, cheguei à conclusão que é mesmo muito simples configurar o Wine através desta aplicação, e assim correr aplicações Windows no mundo Linux. Esta é sem dúvida mais uma forma de ultrapassar as barreias da interoperabilidade entre sistemas operativos.