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Vamos transformar o RPI num servidor de e-mail? (Parte I)

Por David Jesus para o Pplware

Ainda não tem um Raspberry PI? De que está a espera? Aproveitem o nosso pack económico já com a distribuição Pipplware 2.0.

O Raspberry PI é um projecto de sucesso nas mais diversas áreas. Este mini PC tem a capacidade de transformar uma tradicional TV numa smartTV, pode ser usado em projectos académicos e industriais/comerciais, na área da domótica, na área da automação, no segmento automóvel, etc, etc.

No seguimento da nossa colaboração com a INMotion hoje vamos ensinar como transformar o Raspberry PI num servidor de e-mail.

Nas empresas, ou em grande partes delas, não existe um serviço dedicado para tratar o email. E se um simples Raspberry PI fosse a solução para o problema? Hoje vamos ensinar como criar um servidor de e-mail eficaz, recorrendo a um simples raspberry PI e ao Citadel (software gratuito).

Veja a 2ª Parte deste Tutorial

Já conhece o Citadel?

Sem entrar em muitos detalhes, o  Citadel é um projecto de código aberto,alternativo ao MS Exchange,  que foi desenvolvido com o intuito de ser simples, versátil e completo. Apesar da ideia inicial deste projecto consistir na criação de um BBS  (bulletin board system), rapidamente o projecto cresceu e ganhou funcionalidades viradas para o serviço de mail. Das funcionalidades que hoje suporta destaca-se:

Como instalar o Citadel no RPI?

Para instalarem o Citadel no RPI devem seguir os seguintes passos:

1) Instalar o Citadel

Para instalar o Citadel devem usar os seguintes comandos:

sudo apt-get update
sudo apt-get install citadel-suite

2) Instalação/Configuração

Durante o processo de instalação, o utilizador deverá indicar alguns parâmetros. Primeiro é solicitado que indique em que interface o servidor vai estar a escuta.

No caso que a configuração assuma todas as interfaces, devem indicar 0.0.0.0

Devemos agora indicar qual o modo de autenticação dos utilizadores. Por omissão o citadel usa a sua própria base de dados. No entanto, como referido, o serviço tem também suporte para LDAP e Active Directory.

Vamos agora criar um utilizador com privilégios administrativos para gestão do serviço.

Indicamos agora uma password para o utilizador criado anteriormente.

No passo seguinte, relativo ao webcit – Citadel Servlet Engine, seleccionamos Internal para que seja usado o próprio servidor HTTP do serviço. Caso já tenham um servidor web apache montado no sistema, podem escolher a opção Apache2.

Vamos agora indicar a porta de comunicação (ex. 80) para HTTP.

Para HTTPS, devem escolher a porta 443.

Vamos agora escolher o idioma da interface. Quem pretender português, basta que escolha a opção Brazilian Portuguese.

Uma vez realizadas as configurações anteriores é provável que apareça o seguinte  erro.

Nota importante: Por alguma razão Citadel não criou o directório referido durante a instalação, mas podemos ir em frente e execute os seguintes comandos para corrigir isso (Tentamos contactar os responsáveis pelo Citadel mas ainda não obtivemos resposta).

sudo mkdir /etc/citadel/netconfigs
sudo chown citadel:citadel /etc/citadel/netc
sudo service citadel restart

Uma vez que a configuração relativamente às interfaces à escuta foi perdida, temos de proceder a uma configuração manual. Para isso executamos o setup do citadel

Voltamos a indicar o utilizador com privilégios administrativos para gestão do serviço e indicamos também a respectiva password.

E a indicação para que o serviço fique à escuta em todas as interfaces.

Nos próximos passos será solicitado as portas e também modo de autenticação. Devem por isso indicar a mesma informação iniciar (Na verdade o processo manual sobrepõe-se à configuração que deveria ter sido realizada inicialmente).

Uma vez realizadas as configurações, o raspberry deve recarregar o servidor Citadel.

Nota: Se precisarmos de alterar a porta do WebCit  (por questões de conflito), basta abrir o ficheiro/etc/default/WebCit e modificar o parâmetro WEBCIT_HTTP_PORT = 80 .

Vamos agora abrir o browser e introduzir o endereço do RPI onde está o Citadel instalado. Aparecerá a interface de autenticação, na qual devem introduzir as credenciais criadas.

E aqui está a interface de Administração.

Num próximo tutorial vamos ensinar a configurar este serviço, de forma a que possa enviar e receber e-mail. Estejam atentos! Quem ainda não tem um PI, aqui está uma boa oportunidade para comprar um – ver aqui.

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