Pplware

Use o comando da TV para controlar o XBMC

Quem tem um raspberry PI, certamente já experimentou aquele que é provavelmente o melhor MediaCenter, o XBMC. Esta solução gratuita tem a capacidade de transformar uma tradicional TV numa autêntica smartTV.

Para quem liga o Raspberry PI à TV, via HDMI, certamente já reparou que necessita de ter um teclado USB (ou o cliente para dispositivo móvel).

Porque não usar o comando da TV para controlar o XBMC?

Um MediaCenter (ou HTPC) é hoje em muitas casas um elemento central na sala, e é por isso que vos trago o XBMC. Das várias soluções existentes no mercado, esta é para mim, a aplicação ideal para este tipo de função.

O XBMC coloca a disposição do utilizador um conjunto de interessantes funcionalidades que vão desde a reprodução de vídeos e música até a visualização de imagens/fotografias num ambiente totalmente desenhado e intuitivo.

A sua TV suporta HDMI CEC?

Consumer Electronics Control (CEC) é uma funcionalidade do HDMI, criada com o objectivo do utilizador controlar, através de um comando remoto, o dispositivo ligado a essa interface HDMI. Os fabricantes de TVs normalmente definem a sua própria designação para esta funcionalidade , por isso, se tiverem uma TV das marcas que indicamos abaixo, verifiquem se “descobrem”, no menu, as nomes que referimos.

Caso a sua TV suporte, a integração é muito simples. Para isso basta carregar no botão Menu e escolher XBMC MENU

De referir que sempre que o utilizador pretenda, pode voltar a definir o comando da TV para controlar apenas as funções da TV (seleccionando Ver TV).

Quem nunca experimentou o XBMC, aqui está uma boa oportunidade para o fazerem. É uma solução gratuita, muito completa, estável…e quanto integrada num RaspBerry o consumo é residual.

Exit mobile version