Quem tem um raspberry PI, certamente já experimentou aquele que é provavelmente o melhor MediaCenter, o XBMC. Esta solução gratuita tem a capacidade de transformar uma tradicional TV numa autêntica smartTV.
Para quem liga o Raspberry PI à TV, via HDMI, certamente já reparou que necessita de ter um teclado USB (ou o cliente para dispositivo móvel).
Porque não usar o comando da TV para controlar o XBMC?
Um MediaCenter (ou HTPC) é hoje em muitas casas um elemento central na sala, e é por isso que vos trago o XBMC. Das várias soluções existentes no mercado, esta é para mim, a aplicação ideal para este tipo de função.
O XBMC coloca a disposição do utilizador um conjunto de interessantes funcionalidades que vão desde a reprodução de vídeos e música até a visualização de imagens/fotografias num ambiente totalmente desenhado e intuitivo.
A sua TV suporta HDMI CEC?
Consumer Electronics Control (CEC) é uma funcionalidade do HDMI, criada com o objectivo do utilizador controlar, através de um comando remoto, o dispositivo ligado a essa interface HDMI. Os fabricantes de TVs normalmente definem a sua própria designação para esta funcionalidade , por isso, se tiverem uma TV das marcas que indicamos abaixo, verifiquem se “descobrem”, no menu, as nomes que referimos.
- Samsung – Anynet+
- Sony – BRAVIA Link ou BRAVIA Sync
- Sharp – Aquos Link
- Hitachi – HDMI-CECAOC – E-link
- Pioneer – Kuro Link
- Toshiba – Regza Link ou CE-Link
- LG – SimpLink
- Panasonic – VIERA Link ou HDAVI Control ou EZ-Sync
- Philips – EasyLink
Caso a sua TV suporte, a integração é muito simples. Para isso basta carregar no botão Menu e escolher XBMC MENU
De referir que sempre que o utilizador pretenda, pode voltar a definir o comando da TV para controlar apenas as funções da TV (seleccionando Ver TV).
Quem nunca experimentou o XBMC, aqui está uma boa oportunidade para o fazerem. É uma solução gratuita, muito completa, estável…e quanto integrada num RaspBerry o consumo é residual.