Pplware

Tem um Raspberry Pi 3? 4 coisas que pode fazer…

Não há dúvida nenhuma que o Raspberry Pi é o mini PC mais popular do mundo apesar de não ser o mais poderoso. Sendo um PC, há várias coisas que podemos fazer com ele além de o transformar num simples Media Server ou máquina de jogos.

Hoje recordamos 4 coisas que podemos fazer com um simples Raspberry Pi.


Transforme o seu Raspberry PI num servidor FTP

Comprou um Raspberry Pi e além de o transformar num Media Center gostaria também de o transformar num servidor de FTP? Para implementar um servidor de FTP no Raspberry Pi (em concreto no PiPplware) podemos usar, por exemplo, o vsftpd. O vsftpd (Very Secure FTPD) é provavelmente um dos mais rápidos e seguros servidores de FTP para sistemas Unix.

PiVPN: É fácil transformar o Raspberry Pi num servidor de VPNs

O PiVPN é um projeto que permite facilmente instalar e configurar o OpenVPN no RPI. Além do processo de instalação simplificado, o PiVPN dá a possibilidade de se criarem e gerirem utilizadores.

Como usar a câmara para gravar vídeo?

Como já sabemos, a última versão do Raspberry PI têm já suporte nativo para redes wireless e Bluetooth 4.1/Low Energy o que facilitará a comunicação com outros sistemas e o acesso à Internet.

Em termos de câmara, está disponível um módulo para o feito que pode ser comprado aqui. Esta câmara tem um sensor Sony IMX219 de 8MPX (a versão original da câmara para o RPI tinha apenas 5 MPX e vinha com sensor OmniVision OV5647).

Saiba como transformá-lo num AP Wifi

Aproveitando o facto do novo Raspberry Pi 3 vir já com uma interface wireless, porque não transformá-lo num router sem fios? Para transformar o seu PI num Access Point é necessário realizar as seguintes configurações:

Há muitas outras coisas que podemos fazer com um simples Raspberry Pi 3 (veja aqui outro artigo idêntico). Aproveitamos este artigo para vos solicitar sugestões para a escrita de novos artigos relativamente ao Raspberry Pi.

Que tutoriais gostariam de ver publicados no Pplware?

(Nota: Se tiverem algum tutorial que queiram partilhar, enviem-me sff para o e-mail: ppinto AT pplware.com)

Exit mobile version