A última versão do mini PC Raspberry PI trouxe um conjunto de novidades das quais se destacam o suporte nativo para ligação a redes wireless e também o suporte para Bluetooth 4.1/Low Energy (LE), tudo isto graças ao chip BCM43438.
Depois de termos ensinado a ligar o vosso Raspberry PI 3 a uma rede wireless (via CLI ou Wifi Manager), hoje vamos ensinar como activar e usar o Bluetooth.
Se ainda não tem um RPI3, veja aqui a nossa promoção.
Uma vez que o suporte para Bluetooth 4.1/Low Energy é nativo no Raspberry PI 3, o utilizador praticamente não tem que fazer nada. No entanto, caso ainda não tenham, devem instalar o software de gestão deste tipo de comunicações usando o seguinte comando:
sudo apt-get install bluetooth bluez blueman
Depois de instalado podem abrir o Bluetooth Manager para localizarmos outros equipamentos com suporte para este tipo de comunicação.
Activamos o Bluetooth carregando em Enable Bluetooth
E em seguida deverão aparecer todos os dispositivos encontrados. Como é normal neste tipo de ligações, necessitamos de emparelhar os equipamentos.
Nota: Se pretenderem tornar visível o vosso Raspberry PI 3 basta ir a Adaptor > Preferences e mudar a seguinte configuração:
Para isso basta seleccionar o dispositivo ao qual vamos ligar o Raspberry PI 3 e seleccionar a opção Pair.
Do outro lado, neste caso num iPhone, aparecerá o pedido de emperalhamento, assim como o respectivo código código.
Depois dos equipamentos emparelhados, podemos partilhar ficheiros entre eles, partilhar por exemplo o acesso à Internet de um dispositivo móvel via Bluetooth, etc. Além dos smartphones/tablets, podemos também ligar por Bluetooth outros dispositivos, como teclados ou ratos.
E está feito. Como viram, fazer uso do Bluetooth no Raspberry PI 3 e outras versões é algo bastante simples e prático.