Pplware

uelastix–Transforme o seu Raspberry PI numa central telefónica

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar alguns dos projectos aqui). Este pequeno equipamento tem um custo reduzido (aproximadamente 35€)  e basta apenas ter um exemplar e dar asas à imaginação para criar excelentes projectos (já pensaram ter um Raspberry PI a fazer parte da árvore de Natal?)

Depois de termos ensinado aqui como podem usar um Raspberry Pi para acender/desligar uma luz, hoje apresentamos o projecto ulastix que permite transformar o seu Raspberry PI  numa autêntica central telefónica.

O VoIP (voz sobre IP), é uma das tecnologias amplamente utilizada nos dias de hoje, permitindo aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através da Internet, usando para isso a rede IP. Além disso, existe total interoperabilidade com os sistemas telefónicos convencionais. As vantagens imediatas da utilização do VoIP prendem-se com a redução de custos, o que é sempre uma “vantagem” interessante.

O elastix, possui o seu próprio conjunto de funcionalidades e permitir a criação de módulos para melhorar os pacotes software de código aberto disponíveis para a telefonia.

Principais características/funcionalidades do elastix:

Desta vez a novidade é que o elastix chegou foi portado para o mini PC Raspberry PI, tendo resultado o projecto uelastix.

Procedimento para instalação:

Passo 1 – Utilize um cartão de memória SD com pelo menos 4GB de capacidade.

Passo 2 – Descompacte o ficheiro Elastix Raspberry Pi (obter aqui) . Serão descompactados os ficheiros “BOOT.tar.gz” e “rootfs.tar.gz“.

Passo 3 – Utilizar qualquer ferramenta de para criação de partições e criar duas partições no cartão SD. A primeira partição deve ser do tipo FAT e deverá ter pelo menos 16 MB. A segunda partição deve ser do tipo ext3 e com tamanho de pelo menos 3 GB.

[root@elx elastix-image]# fdisk -l /dev/sdd
Disk /dev/sdd: 3965 MB, 3965190144 bytes
122 heads, 62 sectors/track, 1023 cylinders, total 7744512 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0xd048a4cb
Device Boot        Start            End           Blocks         Id            System
/dev/sdd1           2048          67583           32768           e         W95 FAT16 (LBA)
/dev/sdd2          67584         7744511          3838464       83            Linux

Passo 4 – Criar o sistema de ficheiros respectivo nas partições. Por exemplo, a primeira partição é /dev/sdd1 e a segunda partição /dev/sdd2. Os labels “Boot” e “rootfs” são obrigatórios, uma vez que aparecem em /etc/fstab na imagem final:

mkfs.vfat -n BOOT /dev/sdd1
mkfs.ext3 -L rootfs /dev/sdd2

Passo 5 – Montar as duas partições e descompactar os ficheiros com os seguintes comandos:

tar -C /media/BOOT/ -xzf BOOT.tar.gz
tar -C /media/rootfs/ -xzf rootfs.tar.gz

Passo 6 – Desmonte as partições e coloque o cartão SD no Raspberry Pi:

umount /dev/sdd2
umount /dev/sdd1

Passo 7 – A instalação usa o DHCP para configurar o endereço IP, há um consola na interface serial do dispositivo que se pode usar para descobrir o endereço IP atribuído, se for necessário. A senha de root é “palosanto” e as credenciais iniciais de interface web são: “admin” como admin e “palosanto” como password.

E está feito. Experimentem e digam-nos os resultados.


Homepage: ulastix

Exit mobile version