Pplware

Ubuntu a correr nos smartphones? É muito simples e agora suporta mais dispositivos

Apesar de existirem apenas 2 grandes sistemas operativos, outras propostas conseguem o seu espaço. Não falamos de versões do ROMs do AOSP, mas sim de alternativas completas e totalmente independentes.

Aqui enquadra-se o Ubuntu Touch, que lentamente vai conseguindo o seu espaço. Não é um sistema que esteja disseminado, ou seja, usado por fabricantes, mas a verdade é que tem a sua adesão. Este cresceu agora e passou a suportar mais dispositivos, alargando ainda mais a sua base de utilização.


O Ubuntu Touch ainda pode ser usado nos smartphones

Apesar de não ser (ainda) a opção de qualquer fabricante, o Ubuntu Touch pode ser usado por qualquer um. Basta ter um dispositivo suportado por este projeto para que rapidamente possa ser instalado e colocado em funcionamento.

É aqui que entra o UBports, que permite uma forma simples e gráfica para instalar este sistema na lista de dispositivos. Com suporte para Windows, macOS ou Linux, está disponível e constantemente a ser atualizado.

Foi precisamente uma dessas melhorias que agora foi anunciada. A mais recente versão do UBports traz o suporte para novos smartphones. Falamos do OnePlus 3 e do Sony Xperia X, que estão presentes agora na interface de instalação e onde o Ubuntu Touch pode ser instalado.

O UBports traz esta interface a novas máquinas

Estes 2 smartphones juntam-se à lista já presente, que privilegia equipamentos mais antigos. Esta é uma tentativa de manter no ativo smartphones que perderam o suporte dos fabricantes e dos seus sistemas operativos.

O UBports deu continuação aos desenvolvimentos do Ubuntu Touch, depois da Canonical abandonar este projeto há alguns anos. Tem conseguido manter ativa esta distribuição, com os argumentos que se esperam de um sistema operativo móvel.

Apesar de estar ainda a distribuir a versão OTA-11, espera-se que muito em breve esta seja atualizada para a versão OTA-12, trazendo assim a interface Unity8 e o servidor gráfico Mir 1.x.

Exit mobile version