Pplware

Ubuntu System Panel

Com o contacto que tenho tido com os utilizadores de Ubuntu, principalmente todos os que têm uma experiência de Windows, queixam-se da demasiada simplicidade do menu de navegação do Ubuntu, ou da curva de habituação a este mesmo. Pois bem, para todos estes, existe um projecto hospedado no Google code, denominado Ubuntu System Panel.

O Ubuntu System Panel pretende substituir os menus Aplicações, Locais e Sistema, que vêm por defeito no Ubuntu por um menu de lançamento de aplicações bastante personalizáveis que tenha todas estas opções numa única entrada de menu (um pouco semelhante ao existente no Vista).

Este menu apresenta-se como um plugin para o painel do Ubuntu, e como não está nos repositórios do Ubuntu, tem que ser instalado através do sistema de controlo de versões subversion que é usado por todos os projectos open source da google. Assim sendo, basta ir a Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic, e procurar por subversion, e escolher aplicar para que o pacote seja descarregado e instalado automaticamente.

Depois deste passo tem que se usar a tão temida consola (ou talvez não tão temida quanto isso, como vão ver). Aplicações > Acessórios > Terminal.

Copiem daqui e colem na consola o seguinte comando.

svn checkout http://ubuntu-system-panel.googlecode.com/svn/trunk/ ubuntu-system-panel

quando o comando acabar de descarregar esta aplicação, terão na vossa pasta pessoal a pasta ubuntu-system-panel.

De seguida terão de entrar na pasta pela consola, e iniciar o processo de instalação, ser-vos-á pedido a vossa password do ubuntu, mas não se preocupem, é seguro.

cd ubuntu-system-panel ./usp_update install fresh

Atenção: se tiverem a versão de 64 bits do Ubuntu têm de copiar o ficheiro _keybind64.so da pasta /usr/lib/python2.4/site-packages/usp/plugins/ para a pasta ubuntu-system-panel. Podem usar para isso o explorador de ficheiros do Ubuntu.

Depois disto, acabou-se a consola, é tudo gráfico, podem se assim o entenderem apagar a pasta criada. O vosso plugin está instalado, no entanto precisam de terminar o processo gnome-panel. Uma forma fácil de o fazer é ir a sistema > administração > Monitor de Sistema, e no separador processos, procurem pelo processo gnome-panel e escolham “Matar Processo”. Os vossos painéis vão desaparecer por uns minutos mas não se preocupem, eles voltam a ser carregados, é apenas uma forma rápida de reiniciar os painéis do Ubuntu.

Depois disto estão em condições de carregar o Ubuntu System Panel, basta carregar sobre o botão direito sobre o painel superior e escolher adicionar ao painel. No meio das opções estará Ubuntu System Panel, selecionem essa opção e terão o tal novo menu.

Este menu tem uma grande vantagem sobre os menus que vêm no Ubuntu por defeito, é extremamente personalizável. Por exemplo no meu caso interessa-me ter os locais acessíveis nesse menu.

O que fiz foi sobre o menu carregar com o botão do lado direito, e escolher preferences,

Para terem os vossos locais disponíveis logo no menu, no separador plugins, cliquem no botão add, e digitem places. Poderão ainda dar um nome ao menu na opção USP Button Text, eu dei-lhe o nome de Iniciar, e retirar outros plugins, (para mim não tinha grande interesse ter uma lista dos ficheiros mais recentes a que acedi, por isso removi o plugin Recent).

Depois destes passos, terão um menu parecido com o meu. Podem agora remover o menu que vem por defeito do Ubuntu e o substituir por este se gostarem. Não se esqueçam de, para mudar de posição alguns itens que possam ter no painel superior, de modo a reestruturar a posição do menu no canto superior esquerdo, devem carregar sobre o botão direito no elemento que querem mover e desactivar a opção “Trancar no Painel”. Depois disso poderão movê-lo à vontade.

O único inconveniente deste menu é que ainda não tem tradução para português. No entanto, não deixa de ser uma boa escolha para quem vem de Windows e está muito habituado a um menu deste género e não se importe com este pequeno pormenor.

NOTA: Este artigo foi escrito por Rui Oliveira para o Pplware.

Licença: Open Source Homepage: Ubuntu System Panel

Exit mobile version