O mundo atravessa uma das maiores crises económico-financeiras de que há memória. É tempo de austeridade, de novas estratégias e em muitos casos de poupança. As empresas são as primeiras a dar os sinais de instabilidade e há que cortar em tudo o que é possível cortar.
Atenta a esta realidade, a Canonical disponibilizou em Fevereiro de 2012 (ver aqui), uma versão do Ubuntu para empresas e assim tentar ganhar uma maior penetração no mercado. Passados três meses, a equipa responsável pelo projecto disponibilizou o Ubuntu Business Desktop Remix baseado no Ubuntu 12.04 LTS. Vamos conhecer as novidades.
O Ubuntu Business Desktop Remix 12.04 não é nada mais que uma versão personalizada do Ubuntu 12.04, que oferece apenas ferramentas de trabalho. Segundo a Canonical, esta é uma versão destinada a ambientes empresariais e também para Instituições governamentais.
O Ubuntu Business Desktop Remix 12.04 vem com:
- VMware View
- Plugin Flash da Adobe e do OpenJDK 6 Java (runtime)
- “Funcionalidades de negócio”
- Suporte para Microsoft Windows RDP 7.1
- Capacidade de importar diagramas do Visio no LibreOffice Draw
O resultado é uma imagem simples, que pode ser distribuída facilmente em ambientes empresariais ou então usadas como uma base para uma distribuição personalizada da empresa.
A distribuição está disponível gratuitamente para download , sendo que para isso o utilizador apenas tem de proceder ao registo do formulário aqui (No entanto, pode fazer download directo nos links abaixo). Esta é mais uma tentativa da Canonical conseguir entrar em novos segmentos de mercado e quem sabe se a ideia não pega!
Consideram que actualmente as empresas terão uma maior abertura ao Linux para Desktops corporativos?