Neste post farei então uma pequena referência à estabilidade que encontrei, e a algumas novas características que me parecem ser as mais “visíveis” para o utilizador, deixando para outros posts o desenvolvimento desta análise.
Quanto à estabilidade, só tenho de me dar por feliz, não só porque o ambiente de trabalho flúi normalmente, sem erros de maior, como também nesta versão acabaram os crashes do Firefox que me atormentaram no Ubuntu Edgy Eft em quase todas a sessões. Também corrigido parece estar uma falha no Rhythmbox que me desordenava as musicas que tinha na biblioteca, um erro que me fez perder muitas vezes a paciência.
Claro que este deslumbre não é infinito porque estamos a falar de um produto em fase beta o que faz com que a existência de bugs, principalmente nas novas funcionalidades, seja uma constante.
Quanto às novas funcionalidades podemos por agora destacar o enorme aumento de ajudas ao utilizador, para que a vida deste fique o mais simples possível, já que nesta versão tudo (ou quase tudo) ficou à distância de um click.
Nesta imagem podemos ver dois exemplos do “caminho” user friendly seguido pelo Feisty Fawn: À esquerda com um simples click activa-se os famosos efeitos de desktop em 3D, neste caso o Compiz, e do lado direito podemos activar drivers não “livres”, no caso do meu portátil trata-se das drivers proprietárias da ATI, basta clicar para que o download e instalação sejam feitos.
Outra das maravilhas do “Feisty” é a instalação fácil de software que apesar de popular e indispensável, são considerados “não livres”, e por isso não vêm instalados de raiz.
Este pacote chamado «Ubuntu restricted extras» contém o Flash Player, Java, Microsoft TrueType fonts e alguns codecs áudio/vídeo (este pacote não inclui libdvdcss2 nem os codecs w32codecs, mas nada que não se resolva adicionando os repositórios medibuntu).
Por hoje este breve olhar pelo Feisty fica por aqui, mas irá continuar noutros posts, nomeadamente a evolução registada ao nível de redes; o novíssimo assistente de migração do Windows; entre outros.