Poderá ser o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn ser o grande rival do Windows 9?
Os últimos dias têm trazido boas novidades ao mundo Linux. OpenSUSE 13.2, Fedora 21 e Ubuntu 14.10 (e variantes) preparam-se para ganhar a versão final mas, enquanto tal não acontece, as equipas de desenvolvimento lançam as últimas versões beta para avaliar a existência de algum bug e procederam à respectiva resolução.
Hoje foi o dia de ser disponibilizado o Ubuntu 14.10 Final Beta – Utopic Unicorn e com ele as respectivas variantes.
Adam Conrad anunciou hoje a disponibilização do Ubuntu 14.10 Beta 2. Como é sabido a versão final do Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn estará disponível dia 23 de Outubro e até lá os utilizadores podem avaliar todo o sistema com estas versões que têm vindo a ser disponibilizadas pela Canonical.
Esta versão actualiza um conjunto vasto de pacotes e traz já o Ubuntu Kernel 3.16.0-17 e outras novidades das quais se destacam:
- Suporte estável para GPU Broadwell
- Suporte para NVIDIA Tegra PRIME
- Melhorias em termos de tempo no resumo e hibernação do sistema
- Suporte para gráfica Intel Cherryview
- Suporte para EFI (32/64 bits) – é possível arrancar com sistemas de 64 bits em sistemas de 32 bits
- Systemd está já disponível mas não é usado por omissão
- entre muitas outras novidades – saber mais aqui
Debate: Poderá ser o Ubuntu 14.10 Utopic Unicorn ser o grande rival do Windows 9?
O Windows 9 será o próximo sistema operativo da gigante Microsoft. Com previsão de lançamento para 2015, este sistema terá a missão de fazer esquecer o Windows 8 (que desapontou milhares de utilizadores) e até o Windows XP que continua a ter uma quota de mercado interessante, mas também conquistar novos utilizadores que “fugiram” para outros sistemas operativos.
No entanto a Microsoft tem vindo a adoptar no seu sistema algumas funcionalidades que são marca de referência no Linux, como é o caso do Ambientes Virtuais.
Num período tecnológico de total mudança, onde o Windows tem vindo a perder adeptos e o Linux tem dado sinais de crescimento, o que falta a uma distribuição com o Ubuntu para fazer frente a um poderoso Windows?