Pplware

Ubuntu 12.10 – Serviços Web integrados no Unity

Unity WebApps com suporte para Gmail, Google Plus, Last.fm, Facebook, Google Docs e muitos outros

Uma das novidades das novidades do Ubuntu 12.10 que têm acompanhado as versões disponibilizadas até agora é as WebApps. Este “novo” conceito de ter os serviços Web integrados no desktop,mais concretamente no Unity, é sem duvida uma excelente e inteligente aposta por parte da Canonical. No entanto, por omissão apenas as webapps Amazon e Ubuntu One Music estão disponíveis. Como ter outras Webapps integradas no Unity?

O Unity continua debaixo de fogo por parte dos utilizadores e parece que nem a ultima versão agradou os mais entusiastas. No entanto, a interface Unity oferece funcionalidades nativas que outras interfaces ainda não não dispõem. Hoje, a Canonical anunciou a disponibilização de  WebApp via PPA, estando estas disponível em separado. Desta forma o utilizador apenas instala o que pretende.

Como referido, através das WebApps, o utilizador passa a ter o desktop integrado com os serviços mais populares da Web, como é o caso do Gmail, Google Plus, Last.fm, Facebook, Google Docs e muitos outros, suportando notificações, mensagens, etc.

Lista de WebApps disponiveis via repositório:

Como instalar o WebApps no Ubuntu 12.10?

Se pretende tirar partido de todas as WebApps disponibilizadas, deverá proceder à actualização do Unity WebApps usando o seguinte comandos:

sudo apt-get install ppa-purge sudo ppa-purge ppa:webapps/preview

Para instalar uma WebApp, basta procurar no Ubuntu Software Center pelo nome (ex. webapp gmail”). Se pretender instalar todas as webApps basta executar o seguinte comando;

sudo apt-get install unity-webapps-*

Se pretenderes integrar o Unity Webapps com o Chromium (além do Firefox), basta executar o comando:

sudo apt-get install unity-chromium-extension

Veja como tudo funciona

As WebApps são uma funcionalidade muito interessante, já que permite aproximar o desktop dos serviços web.Actualmente os serviços mais populares já estão disponíveis mas prevê-se que muitas outas WebApps sejam disponibilizadas. Até lá, experimentem estas WebApps e deem-nos o vosso feefback.
Exit mobile version