Pplware

Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal Beta 1 já está aí…

…e Ubuntu LiveCD “morreu”!

Em Abril Mark Shutleworth anunciou no seu blog (aqui) o inicio (oficial) do desenvolvimento do Ubuntu 12.10 e que este teria o nome de Quantal Quetzal . Segundo Mark Shutleworth, a versão 12.10 vai servir para redesenhar a interface do Ubuntu e daí a escolha do nome Quantal Quetzal (como sempre, a escolha de um adjectivo e do nome de um animal). A escolha de “Quantal” deve-se ao facto de no Ubuntu 12.10 ser introduzida a tecnologia de virtualização de redes Quantum- virtual network stack for OpenStack.

Seguindo à risca o calendário, a Canonical anunciou no passado dia 6 o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal Beta 1. Vamos conhecer as novidades.

Apesar do Ubuntu ser uma das distribuições mais populares, a verdade é que nos últimos tempos outras distribuições têm conseguido “aliciar” os utilizadores, como é o caso da distribuição Linux Mageia (ver ranking do distrowatch.com).

Relativamente às novidades do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal Beta 1, destaca-se:

Unity foi actualizado para a versão 6.4 com suporte para o “Previews” (já apresentado anteriormente). Além disso, o efeito “Genie”, que faz parte do Compiz, é usado para a minimização de aplicações.

Alteração da interface no LighDM para escolha ambiente gráfico

Mais actualizações:

Todas as alterações aqui

Ubuntu LiveCD “morreu”!

A par da divulgação do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal Beta 1, Kate Stewart da Canonical anunciou que a versão LiveCD a partir do Ubuntu 12.10 desaparecerá. Tal situação acontece porque o Ubuntu 12.10 necessita, no mínimo, de 800 MB, sendo que os 100 MB adicionais acrescentam melhor suporte para os programadores.

There  is no longer a traditional CD sized image, DVD or alternate image, but rather a single 800MB Ubuntu image that can be used from USB or DVD. 

Histórico das versão anteriores:

O projecto Ubuntu continua a acompanhar as tendências e a cada versão inclui o melhor do mundo open source. No entanto, o Ubuntu não tem sido opção para equipar smartphones ou tablets… e sendo este um mercado em constante crescimento, vamos ver o que reserva o futuro destas distribuições (No caso do Ubuntu, espera-se que em 2014 esta distribuição chegue aos tablets, smartphones, carros, TVs, etc – ver aqui…não será tarde??).

E o Windows 8, não “funcionará” como um Ubuntu Killer?

Exit mobile version