Uma das características que sempre me fascinou no mundo Linux é a possibilidade que o utilizador tem em personalizar o seu sistema. Se não gosta por exemplo do ambiente gráfico então troca por outro que se adapte as suas necessidades. No segmento dos ambientes gráficos os mais conhecidos são sem duvida o Gnome e KDE. No entanto, devido à sua leveza e simplicidade, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos, mesmo considerando as ultimas novidades introduzidas na interface Unity 5.0, que vem por omissão no Ubuntu 12.04.
Para quem continua a não gostar da interface Unity, hoje vamos ensinar como instalar o XFCE no Ubuntu 12.04.
Nos últimos temos o Pplware tem apostado bastante em artigos sobre Linux. A nossa comunidade nesse segmento tem vindo a crescer gradualmente e são muitos os leitores que têm contribuído com know how através de artigos e também nos comentários.
Tal como referido, hoje vamos ensinar a instalar o XFCE no Ubuntu 12.04. Recorrendo às palavras de Scott Lavender, um dos responsáveis pelo projecto Ubuntu Studio, “. Além disso, Lavender referiu também que “o Xfce tem várias vantagens sobre o ambiente Gnome, KDE e Unity uma vez que oferece um “desktop familiar com muitos recursos”.
O ambiente gráfico XFCE foi disponibilizado à cerca de dois meses atrás e hoje vamos ensinar como o ter no Ubuntu 12.04 Precise Pangolin.
Como ter o XFCE no Ubuntu12.04 Precise Pangolin?
Para instalar o XFCE no Ubuntu12.04 Precise Pangolin basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install xfce4
Depois de instalado, devem encerrar a sessão actual, ir ao LighDM e escolher XFce Session
Já com o Xfce como ambiente de trabalho, é hora de testarem e avaliarem agora a performance do vosso sistema. No meu caso, notei bastante a diferente entre o Unity e o Xfce.
Para quem gosta de uma interface gráfica minimalista mas ao mesmo tempo poderosa e extremamente rápida, o ambiente de trabalho XFce é sem duvida uma excelente opção. Para quem não pretende fazer alterações no Ubuntu tem sempre o Xubuntu como alternativa, sendo este baseado no Ubuntu e já o XFCE como ambiente gráfico por omissão.