Pplware

Ubuntu 11.04 Natty Narwhal no VirtualBox com Unity

Já andava há alguns dias para escrever este artigo mas o meu VirtualBox “embirrava” com a instalação do novo Ubuntu 11.04 Natty Narwhal. Como sabemos, a versão final está prevista para 28 de Abril de 2011, mas enquanto não chega podemos sempre testar as versões (Alpha/Beta/RC) que vão sendo disponibilizadas.

De seguida vamos aprender como correr o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal no VirtualBox já com o Unity.

Para quem não sabe, o Unity será o interface por omissão que virá com o novo Ubuntu 11.04 Natty Narwhal.

Para testarem o Ubuntu com o Unity no VirtualBox 4 devem seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Para quem não tiver o VirtualBox, poderá fazer o download aqui. (VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores tirar partido de todo o potencial da virtualização).

Passo 2 – Download do  Ubuntu 11.04 Natty Narwhal Daily Build (aqui)

Passo 3 – Depois de criada a respectiva máquina virtual, devemos aceder às Settings da mesma e no menu Display, separador Video devemos seleccionar a opção Enable 3D Acceleration.

Passo 4Instalação do VirtualBox utils – Depois de definido o parâmetro anterior, basta executar a máquina virtual normalmente. Uma vez executado o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal, devemos abrir o terminal e executar o seguinte comando para instalar o VirtualBox utils. No final da instalação a máquina irá reiniciar.

sudo apt-get update; sudo apt-get install virtualbox-ose-guest-utils -y; sudo reboot

Após reiniciar o sistema, quando voltarmos a entrar no nosso Ubuntu, este apresentará a elegante interface Unity.

Algumas considerações

O Ubuntu 11.04 corre bastante fluido e o Unity dá-lhe uma nova “cara”. Colocar o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal no VirtualBox com suporte para o Unity é bastante simples, no entanto como já referi, tive alguns problemas que segundo pude apurar estavam relacionados com a própria distribuição do Ubuntu. Ontem foi disponibilizada uma nova versão do Ubuntu 11.04 e com essa não tive qualquer problema. Agora é hora de testarem e de darem o vosso feedback.


Download: Natty Narwhal Daily Build [701 MB]
Download: VirtualBox 4.0.4 [77,23 MB]

Exit mobile version