Pplware

Ubuntu 11.04 consome mais energia que versões anteriores

Ora aqui está um excelente assunto para debatermos em próximos artigos: Vocês sabem quanto gasta o vosso PC ligado e em modo standby? E no valor final da factura, quanto do valor final está associado ao vosso PC?

Teoricamente, quando sai uma nova versão de um sistema operativo, o utilizador espera que existam melhorias a nível de performance, funcionalidades e de interface. Mas será que há cuidado por parte da equipa que desenvolve em criar um sistema operativo que seja eficiente em termos energéticos?


 

Segundo testes levados a cabo pelo site phoronix.com em portáteis Thinkpad T60 com processador Intel Core Duo e placa gráfica ATI Mobility Radeon, o  Ubuntu 11.04 consome mais energia que versão anteriores. Mas calma…a culpa não é do Ubuntu mas sim do kernel kernel 2.6.38 que vem por omissão com esta última versão do Ubuntu (e que também está presente em outras distribuições). Segundo informação, o consumo adicional está entre os 10% e os 30%.

O gráfico abaixo mostra o consumo de energia da bateria de um dos portáteis Lenovo ThinkPad com os seguintes kernels: Linux 2.6.35, 2.6.36, 2.6.37, 2.6.38 e 2.6.39 kernels.

O gráfico seguinte apresenta o consumo de energia quando o sistema não está a fazer nada de especial, estando apenas os recursos básicos do sistema.

Apesar de normalmente se apontar o processador com “culpado” principal do consumo de energia num PC, até ao momento ainda não foi identificado o problema que causa  tal situação. Vamos continuar atentos a este assunto e esperar por novidades.


Homepage: Mobile Users Beware: Linux Has Major Power Regression

Exit mobile version