Todos os novos utilizadores de Linux, que possuam um modem ADSL via porta USB, têm geralmente dificuldades em configurar estes dispositivos. E quando o conseguem as “receitas” de sucesso que por vezes implicam a utilização do terminal, tornam-se penosas.
O UbuDSL pretende resolver este problema, disponibilizando uma aplicação gráfica bastante fácil e intuitiva de usar, para configurar este tipo de modems em Linux, trazendo com esta aplicação todos os driver que por vezes o Ubuntu ou outras distribuições não possuem.
Para conforto do utilizador, os autores do UbuDSL, disponibilizam um ficheiro deb para a versão 8.04 e 8.10 do Ubuntu, bem como o correspondente ficheiro rpm para OpenSuse 11, e para PCLinux.
Assumindo a versão do Ubuntu 8.10 como base para este artigo, depois de fazer download do ficheiro apropriado à versão instalada no sistema, é necessário clicar duas vezes sobre o ficheiro de modo a lançar o gestor de pacotes do Ubuntu, de seguida clicando sobre “Instalar Pacote”, irá se dar início ao processo de instalação .
Depois da instalação, do UbuDSL, este encontra-se em Sistema > Administração > UbuDSL Connection Configuration
Depois de lançar a aplicação de configuração do UbuDSL, o utilizador deve se certificar que não tem o modem a detectar ligado, assim que a verificação for feita e de modo a continuar para o passo seguinte, deve-se carregar no canto inferior direito na opção “Next”
De seguida, o utilizador deve escolher o campo país para Portugal, e configurar a opção “Service” para o serviço ADSL que usufrui, para serviços não listados, o utilizador pode carregar na opção Custom Settings, e configurar opções específicas do provedor ADSL tal como, Protocolo VPI e VCI.
Assumindo que se selecciona um dos serviços já disponíveis o processo de introdução dos dados de acesso é bastante fácil e intuitivo
Seleccionando Next, é altura de ligar o modem respectivo, e esperar que tudo seja devidamente detectado e configurado.
Caso seja esse o caso, será apresentado um ecrã de conclusão do processo. Depois deste passo final é aconselhável reiniciar a máquina, de modo a que alguns drivers de modem instalado sejam recarregados e o deamon (“serviço”) do UbuDSL seja carregado.
Depois de reiniciado o computador, é fácil o utilizador ter controlo do seu modem, o UbuDSL disponibiliza para esse efeito um Applet, acessível em Aplicações > Internet > UbuDSL Applet.
Através desse applet pode-se desligar, ligar, e re-estabelecer a ligação do modem ao provedor ADSL. O applet pode ainda ter as suas funcionalidades estendidas através so sistema de plugins que inclui.
Como nota pessoal, penso que nos casos em que seja difícil de instalar um modem adsl, o melhor é adquirir um router ADSL, que hoje em dia é um tipo de dispositivo fácil de adquirir a um preço acessível. Para todos os utilizadores que não se querem dar ao trabalho de o fazer, por questões financeiras, ou de não terem paciência para andar a tentar seguir instruções à base de “hacks” em consola, esta é sem dúvida a melhor opção.