Se é daqueles utilizadores que gosta de experimentar e testar tudo o que é aplicações, actualizações, etc é normal que com o passar do tempo o vosso sistema comece a ficar pesado e com ‘lixo’ que nem sequer sabemos muito bem onde está.
Nesse sentido foi desenvolvido um pequeno script em Bash que permite ter o nosso sistema sempre “limpo”. Esse script foi baptizado com o nome Ubucleaner e permite eliminar um conjunto de ficheiros que se tornam desnecessários para o bom funcionamento do nosso sistema.
O Ubucleaner permite eliminar ficheiros associados às seguintes situações/serviços
- apt cache
- Pacotes .deb que não funcionaram
- kernels não usados
APT Cache
O APT (Advanced Packaging Tool) é um gestor de pacotes utilizador nas distribuições Debian como por exemplo o Ubuntu. Através deste gestor é possível instalar/actualizar e remover aplicações do Ubuntu. A limpeza da informação em cache associada ao APT consome muito espaço em disco.
Pacotes .deb que não funcionaram
Supondo que fizemos download de um pacote de um software qualquer e este não funcionou. Muito utilizadores esquecem-se de apagar esse conjunto de ficheiros (pacotes). O Ubucleaner analisa esses pacotes e remove-os do sistema
kernels não usados
Um sistema pode ter vários kernels presentes no sistema, no entanto apenas um pode estar em execução. Este script leva em conta os Kernels não usados e elimina-os de forma a ganhar espaço em disco
Como Usar
A utilização do Ubucleaner é muito simples. Para tal, basta abrir o terminal e seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Efectuar o download do UbuCleaner
wget http://www.opendesktop.org/CONTENT/content-files/71529-ubucleaner.sh
Passo 2 – Definir permissões (neste caso permissões de execução)
sudo chmod +x 71529-ubucleaner.sh
Passo 3 – Executar o script
sh 71529-ubucleaner.sh