Pplware

TuxFrw – Usar o iptables no Linux nunca foi tão fácil

Para quem é utilizador do Linux certamente que já ouviu falar do iptables (firewall)…..mas se calhar nunca usou. O iptables ( é uma ferramenta bastante poderosa por si só, que vem por omissão nas distribuições Linux. Devido ao facto de ser bastante complexa Marcelo Gondim e Luis Gustavo, dois colaborador do Grupo Gula-Br criaram o projecto TuxFrw.

De acordo com o Marcelo Gondim, um dos responsáveis pelo projecto, o TuxFrw é uma Firewall baseado em Netfilter/IPTables. O TuxFrw não é nada mais que um conjunto de shell scripts organizados de forma modular para facilitar a criação de regras de Firewalls. O TuxFrw tem suporte até 3 interfaces de rede separando rede interna, DMZ e rede pública, suporte a  NAT, VPNs PPTP e OpenVPN, Proxy Transparente ou não. A última versão do TuxFrw traz também suporte para o protocolo IPv6.

O TuxFrw possui algumas funcionalidades avançadas como SPF (Stateful Packet Filtering), que permite controlar o estado de uma ligação, diminuindo assim a quantidade de regras. Outra das funcionalidades que o TuxFrw na sua estrutura modular é o NAT (Network Address Translation), que pode ser de três tipos:

Para quem começar desde já a usar o TuxFrw basta fazer download do mesmo aqui e pode também aceder ao Manual disponibilizado na página do projecto (ver aqui). Podem também fazer download de uma apresentação disponibilizado pelo autor aqui. Depois de fazer as respectivas configurações nos scripts/módulos, é só arrancar o tuxfrw usando um dos seguintes sbin/tuxfrw start ou /etc/init.d/tuxfrw start.


Licença: GPL
Sistemas Operativos: Linux
Download: TuxFrw 3.0 [38,08 KB
Homepage: TuxFrw

Exit mobile version