Pplware

Tutorial Raspberry Pi – Configuração do teclado

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

No seguimento da nossa parceria com a INMotion e depois de termos apresentado uma lista de componentes essenciais e também opcionais, de termos ensinado a instalar o RaspbianOS no mini PC e também de termos realizado as primeiras configurações e muito mais (ver artigos no final), hoje vamos aprender como configurar o teclado.

Muito são os utilizadores que têm reportado problemas em ter o teclado a funcionar bem. A configuração do teclado pode ser facilmente realizada através do comando ‘raspi-config’, escolhendo a opção configure_keyboard.

Quando temos um teclado da Microsoft, modelo bem conhecido, em principio não haverá problema em escolher o layout apropriado. O problema é quando temos um teclado  não listado nas opções disponibilizadas. Nesse caso, devemos optar por selecionar a opção layout genérico.

No entanto, há informações dos utilizadores que dizem que o teclado funciona bem antes do ambiente gráfico de trabalho arrancar mas, quando este arranca, o layout fica baralha-se…ficando as teclas trocadas.

A solução para tal problema é criar um script de arranque .xsession na diretoria /home.  Para isso, basta ir ao terminal e executar o comando:

nano /home/pi/.xsessionrc  

Já dentro do ficheiro, devemos introduzir a seguinte linha:

setxkbmap pt

Faça ‘CTRL + X‘, prima ‘Y’ e ‘enter’ para salvar no destino indicado.Agora é só reiniciar o sistema e voilá. Temos o nosso teclado configurado em português.

Por hoje ficamos por aqui.  O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos.

Um agradecimento ao Diogo Aleixo pelas dicas para elaboração deste artigo.

Exit mobile version