O Raspberry PI é hoje um dos mini PCs mais populares. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem servido de base a muitos e interessantes projectos.
No seguimento da nossa parceria com a INMotion (vejam a promoção no final do artigo), e dando suporte à nossa distribuição para Raspberry PI – PiPplware (que já conta com milhares de instalações), hoje vamos apresentar como podem facilmente aceder a uma PenUSB no RaspberryPI via CLI.
Como sabemos, o RaspberryPI possui duas portas USB que nos permitem ligar dispositivos que possuam essa interface. Para quem usa o PiPplware (assim como, o Raspbian), certamente já reparou que uma PEN USB é detectada no ambiente gráfico mas não está montada automaticamente via linha de comandos.
Para aceder ao conteúdo da sua PenUSB através da linha de comandos basta que siga os seguintes passo:
Passo 1) Inserir a PENUSB no RPi antes de arrancar
Passo 2) Montar dispositivo
A maioria dos periféricos (ex. discos, teclados, drives CD/DVD) detectados pelos sistema operativo possui uma referência no directório especial /dev. No entanto, considerando por exemplo um dispositivo de armazenamento (ex.disco, Pen USB), o sistema não consegue aceder directamente ao sistema de ficheiros destes dispositivos, simplesmente através do nome no directório /dev.
Por exemplo, /dev/sda1 corresponde:
- /dev – diretório especial
- sd – normalmente associado a dispositivos de armazenamento
- a – indica que é o primeiro disco (se fosso por exemplo b, seria o segundo)
- 1 – corresponde à primeira partição (neste caso do primeiro disco sda)
Para que o sistema possa aceder ao sistema de ficheiros do dispositivos, é necessário montá-los no sistema de ficheiros “primário”, ou seja, no sistema de ficheiros do próprio sistema. Para ver os dispositivos montados no sistema podem usar o comando mount .
Normalmente, considerando que apenas temos uma PEN USB ligada ao RPI, esta fica fica associada a sda1.
Para montar facilmente a PEN USB basta usar o comando:
udisks --mount /dev/sda1
Como podem ver pelo output seguinte, a PEN USB foi montada para /media/ECC9-FA55
Para aceder ao conteúdo da PEN USB (tendo em conta o nosso exemplo), basta executar:
cd /media/ECC9-FA55
e listar o mesmo usado o comando
ls
Como viram, o processo de montar uma PEN USB é relativamente simples. No entanto, para simplificar tal acção, informamos desde já que na versão 2.0 do Pipplware (que sairá brevemente), o processo de montar a PEN USB será automático, sem qualquer intervenção do utilizador.
Imagem: makeuseof
A Inmotion vai estar presente no Codebits 2014 nos dias 10, 11 e 12 de Abril. Podem visitar a empresa no Hardware Den para conhecer mais sobre os produtos e serviços ou participar numa das formações que vamos dar sobre Arduino.
Em simultâneo, a empresa vai oferecer um desconto de 10% em todas as compras online colocadas até 13 de Abril. Para beneficiar deste desconto utilize o código CODEBITS no checkout da sua encomenda.