Pplware

TOP 10 – O melhor do Software Open Source em 2013 (Parte I)

O mundo das soluções/aplicações Open Source resulta, em grande parte, da boa vontade e do espírito colaborativo de muitos programadores. Muita dessas aplicações são, em alguns casos, superiores as comerciais e algumas deles são aproveitadas, como base, para muitos projectos comerciais.

No ano de 2013 demos a conhecer algumas dessas aplicações opensource e hoje apresentamos a primeira parte de um TOP 10 de aplicações que, de certa forma,  se realçaram.

1) OwnCloud – Cria a tua própria cloud

O ownCloud é uma plataforma alternativa ao Dropbox, Google Drive que nos permite criar no próprio servidor a nossa cloud privada. Este plataforma disponibiliza, além da interface web, suporte para as plataformas móveis mais populares, permitindo a partilha de calendário, fotografias, documentos, musica, etc entre dispositivos.


Homepage: OwnCloud

2) Adminer – Ainda melhor que o phpMyAdmin para gestão de BDs

O phpMyAdmin é indiscutivelmente a plataforma mais popular para gestão de base de dados MySQL. No entanto, o Adminer oferece um conjunto de funcionalidades, como por exemplo, experiência do utilizador, desempenho, segurança, suporte a muitas funcionalidades do MySQl, que garantem que esta plataforma seja superior ao phpMyAdmin.


Homepage: Adminer

3) MariaDB – Uma alternativa ao MySQL

MariaDB é um SGBD de código aberto que oferece muitas das funcionalidades do MySQL, sendo considerado por muitos como um fork do mesmo. MariaDB foi desenvolvido pelo mesmo criador original do MySQL (Michael “Monty” Widenius), em conjunto com a comunidade de programadores que sempre acompanharam o trabalho de Monty.

No seguimento do descontentamento das politicas da Oracle, Monty decidiu meter as mãos à obra e desenvolver um fork do MySQL ao qual deu o nome de MariaDB.


Homepage: MariaDB

4) Replicant – o fork do Android

O Replicant é uma versão completamente gratuita e open-source do Android, onde todas as componentes registadas e pertencentes a empresas terceiras, e que cobram pela sua utilização, são substituídas por outras completamente gratuitas.


Homepage: Replicant

5) Brackets – editor de texto da Adobe

Considerado já como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), Brackets é um novo editor de texto da Adobe, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis – ver aqui.

Homepage: Brackets

E estão apresentadas os primeiros 5 projectos/aplicações OpenSource que no ano de 2013 se distinguiram de alguma forma. Nos próximos dias apresentaremos a segunda parte deste artigo e contamos, como sempre, com a vossa colaboração.

Quais as aplicações/projectos open source que mais gostaram em 2013?

Exit mobile version