O primeiro contacto que os utilizadores que vêm do Windows têm com o Totem, e utilizam uma distribuição de Linux como o Ubuntu, é a de um reprodutor de vídeos, que devido à sua interface com o utilizador, geralmente provoca a sensação de retrocesso aos tempos do Media Player 6. Se por um lado tem um aspecto tradicional, por outro o Reprodutor de Filmes Totem, é um verdadeiro canivete suíço a nível de funcionalidades.
Visualização de Videos do YouTube. E de conteúdos da BBC
É possível por exemplo, visualizar vídeos do YouTube, e conteúdos gratuitos da estação britânica da televisão BBC dentro do Reprodutor de Filmes Totem. Para isso é necessário instalar o pacote gstreamer0.10-plugins-ugly. Como já é normal usa-se o Gestor de Pacotes Synaptic para tratar da tarefa de descarregar e instalar essa funcionalidade por nós. Indo portanto ao Sistema > Administração > Gestor de pacotes Synaptic, e procurando por gstreamer0.10-plugins-ugly e depois de marcar para instalação, e aplicar as alterações, o pacote será descarregado e instalado.
Depois de se lançar o Totem através de Aplicações > Som e Vídeo> Reprodutor de Filmes, é fácil activar o suporte para videos YouTube. No menu Editar > Plugins, pode-se já seleccionar os dois plugins que vão ser usados, “Navegador Youtube”, e “BBC Content Viewer”
Para aceder por exemplo à funcionalidade do YouTube , tem que se clicar no painel lateral do totem onde aparece a dropdown “Lista de Reprodução” e seleccionar o plugin Youtube.
Depois de pesquisar pelo vídeo a visualizar, é apresentada uma lista com os resultados da procura, e outra lista com os vídeos relacionados com o que foi procurado (tal como acontece no YouTube). Para reproduzir o vídeo é preciso fazer duplo clique da “thumbnail” do filme correspondente na lista de resultados de procura
Quanto a visualizar o conteúdo Gratuito da BBC o processo de selecção é o mesmo, no menu lateral é seleccionado o item BBC, e aparecerá uma lista de vídeos que será catalogada por categorias, expandindo existe a lista de programas associados a essa categoria , e expandindo ainda mais tem-se acesso a cada emissão desse programa. Isto é muito útil no caso de alguma série em que não tenha sido possível se ter visto o episódio anterior, podendo facilmente recuperá-lo.
Visualização de Legendas no Totem.
Esta dica é muito útil para todos os adeptos de séries televisivas, ou filmes, que descarregam na Internet e que juntamente com estes vêm legendas. Apesar de passar despercebido para muitos o Totem traz suporte nativo de legendas de extensão .srt ou .sub.
O único critério para que sejam reconhecidas é que tenham o mesmo nome que o ficheiro de vídeo a reproduzir. No entanto, esta funcionalidade vem desactivada por defeito, para ser activada ao menu Editar > Preferências, é necessário seleccionar a opção “Ler automaticamente o ficheiro de legendas ao ler o filme”.
NOTA: Este artigo foi escrito por Rui Oliveira para o Pplware.