Pplware

Timekpr – Controlo parental no Ubuntu 16.04 LTS

Quando existe mais do que um utilizador criado no sistema operativo, às vezes existe a necessidade de bloquear o acesso ao sistema em determinados dias / a determinada hora. Um caso frequente é quando os pais estipulam uma determinada hora aos filhos para estudar, e nesse momento o acesso ao PC está restringido.

Para Linux existe uma aplicação para controlo parental, que tem por objectivo limitar o acesso a determinados utilizadores e serviços no sistema. Conheça o Timekpr.

O Timekpr controla quem, quando e por quanto tempo um determinado utilizador tem  acesso ao sistema Linux. O desenvolvimento do Timekpr tem estado parado mas surgiu recentemente um fork do projecto, designado de Timekpr-Revived que funciona com as versões mais recentes do Ubuntu.

Principais funcionalidades do Timekpr-Revived

Como instalar no Ubuntu e derivados?

Para instalar no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:mjasnik/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install timekpr

Depois de instalado, basta procurar na Dash por Timekpr

Já dentro do Timekpr , devemos seleccionar o utilizador e verificar se existe já algum tipo de restrição para o utilizador em questão. Através do separador “Status”, podemos verificar quais as politicas aplicadas a cada utilizador.

As restrições são definidas acedendo ao separador “Limits & Boundaries”. Aí podemos limitar o acesso ao sistema para o utilizador em questão, por dia/hora. Essas permissões são definidas pelo utilizador com permissões de Administrador.  Alguns exemplos de limitações:

Quando o utilizador (para o qual foram definidas as permissões) entrar no sistema, será alertado para o tempo que tem o sistema disponível antes de este se bloquear.

Esta é uma aplicação cujas configurações são definidas mediante as necessidades de cada utilizador. É uma aplicação bastante simples, mas que permite um controlo eficiente ao sistema. Para Windows, também podem usar o controlo parental…saibam como aqui.

Exit mobile version