Foi anunciado recentemente a versão 2.3.0do SystemRescueCD, criado por François Dupoux. O SystemRescueCd é uma distro de GNU/Linux (baseada no Gentoo e utiliza o Xfce como desktop padrão), que corre através do leitor de CD/DVD ou dispositivo USB e que permite a reparação do sistema e recuperar os dados depois de o sistema ter “emperrado”. Esta nova versão traz um conjunto de utilitários e métodos de gestão de dados, assim como a gestão/edição de partições no disco rígido.
Esta ferramenta dota o utilizador de privilégios para executar tarefas de administrador no nosso computador, tais como criar editar partições no disco. Contém imensas ferramentas do sistema (parted, partimage, fstools, …) e ferramentas básicas (editores, ferramentas de rede…).
É bastante fácil de usar, bastar colocar no leitor de CDRom e iniciar a partir do CD. O kernel suporta a maior parte das partições de ficheiros (Ext2, Ext3 e Ext4, ReiserFS, XFS, JFS, VFAT, NTFS, ISO9660 e btrfs), assim como sistemas de ficheiros de rede (samba e nfs). Veja aqui as ferramentas existentes.
Principais alterações do SystemRescueCD 2.3.0
- Actualização do parted para a versão 2.4 e do Gparted para a versão 0.9.0
- Suporte para Linux 3.0 (sys-kernel/genkernel-3.4.10-r2)
- Actualização de Kernels alternativos ao linux-3.0.0 (altker32 + altker64)
Confirme todas as actualizações aqui
Quem assim pretender, pode também correr o SystemRescueCD através de uma PENUSB. Veja aqui como fazer.