Pplware

SystemBack – Pontos de Restauro no Linux

Umas das funcionalidades mais fantásticas implementadas no Windows, é a possibilidade de fazer roll back no sistema quando algo corre mal. Instalação de actualizações, instalação de novos drivers e alteração de determinados procedimentos na máquina fazem com que, por vezes, o sistema se torne instável e aí um Restauro do Sistema pode ser a solução para o problema.

Como sabemos, em Linux esta funcionalidade não existe nativamente, mas há soluções. Depois de apresentamos o TimeShift hoje vamos conhecer o Systemback.

Tal como o nome sugere, Systemback é uma ferramenta que permite reverter alterações realizadas no sistema. Esta é uma ferramenta ao estilo do Restauro do Sistema (System Restore) do windows ou do Time Machinedo OSX.

Como instalar o SystemBack?

Para instalar o SystemBack no Ubuntu ou derivados, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:nemh/systemback
sudo apt-get update
sudo apt-get install systemback

Depois de instalado, basta procurar por Systemback no sistema. Para criarem um ponto de restauro basta carregarem em Create New e esperar que o sistema crie o mesmo.

Além de pontos de restauro, a aplicação permite também copiar o sistema, criar uma versão Live do sistema actual, reparar eventuais problemas do sistema, etc.

A aplicação é bastante simples de usar e pode-nos “salvar a vida” nalgumas situações. Ter pontos de restauro é sempre uma mais valia… não os ter pode ser uma frustração e ter, muitas das vezes, de instalar todo o sistema.


Homepage: Systemback

Exit mobile version